Etiópia operando drones TB-2 Bayraktar. A Força Aérea Etíope (EAF) está operando pelo menos quatro veículos aéreos não tripulados (UAV) Bayraktar TB2. A informação foi confirmada através de um amplo documentário sobre a EAF recentemente exibido pelo canal Ethiopian Broadcasting Corporation (EBC), e disponibilizado no Youtube.
A reportagem mostrou quatro UAVs TB2 em um hangar identificado como sendo na principal Base Aérea da EAF localizada em Harar Meda, ao sul de Adis Abeba. Outros dois TB2s foram mostrados na Base Aérea de Bahir Dar, a cerca de 370 quilômetros ao norte da capital.
Os UAV foram vistos carregando bombas guiadas a laser Roketsan MAM-L e pareciam estar equipados com sistemas eletro-ópticos Aselsan Common Aperture Targeting System (CATS). Outro modelo de UAV maior e desarmado, aparentemente um chinês Wing Loong, aparece voando brevemente em uma cena do documentário.
Ambos os modelos de UAVs foram vistos em imagens de satélites das duas bases aéreas no final de 2021, quando a Etiópia parece tê-los adquirido para ajudar a combater as forças rebeldes na região de Tigray.
Apesar de não serem mostrados nessa reportagem, a EAF também utiliza drones militares de origem iraniana Mohajer-6 para operações de combate no Tigray, conforme noticiamos anteriormente.
@FFO
A Força Aérea da Etiópia (EAF) recentemente perdeu um dos seus drones de combate Bayraktar TB2 na localidade de Horo Guduru Welega, região de Oromia, noroeste do país. Não está claro se o drone sofreu uma pane ou foi abatido por rebeldes separatistas que atuam na área.
Em "Notícias"
A China Electronics Technology Group Corporation (CETC), terceira maior fabricante de eletrônicos e computadores da China, apresentou seu novo veículo aéreo não tripulado na exposição aeroespacial internacional Zhuhai Airshow 2022, a maior feira de militar do país.
Em "Notícias"
Recentemente Selçuk Bayraktar, Presidente do Conselho de Administração da Baykar, fabricante turca de drones militares Baykar, publicou um vídeo nas suas redes sociais mostrando o desenvolvimento dos voos de testes do Bayraktar TB3. As imagens chamaram a atenção por outro motivo, e não exatamente pelo objeto da notícia.
Em "Notícias"