Fotos: primeira operação dos F-22 Raptors da USAF nas Ilhas Marianas. Pela primeira vez, a USAF implantou caças F-22 Raptor na pequena ilha de Tinian, Arquipélago das Marianas do Norte, um território americano localizado a cerca de 160 km ao norte de Guam, no Oceano Pacífico. Iniciada em 1º de março, a rotação dos Raptors faz parte de um exercício chamado Agile Reaper 23-1.
Os F-22 deslocados para Tinian são do 525º Esquadrão Expedicionário de Caça (525th EFS), sediado na Base Conjunta Elmendorf-Richardson, em Anchorage, no Alasca. Conforme noticiamos, em novembro do ano passado, essa unidade foi implantada na Base Aérea de Kadena, no Japão, em substituição aos antigos caças F-15C/D Eagle.
O Departamento de Defesa estuda transformar a pista de pouso de Tinian em uma alternativa permanente para as aeronaves que operam na Base Aérea de Guam. Essa estratégia está focada na necessidade ter de mais aeródromos na região Indo-Pacífico, uma vez que no caso de um eventual conflito com a China, as pistas no Japão e em Guam seriam alvos dos mísseis balísticos e de cruzeiro inimigos.
O exercício Agile Reaper 23-1 é realizado sob a doutrina Agile Combat Employment (ACE) da USAF, que tem por princípio básico manter as tropas rapidamente prontas para agir em caso de necessidade imprevista.
Os Estados Unidos capturaram a ilha de Tinian, uma das três principais do arquipélago das Marianas do Norte (ao lado de Saipan e Rota), durante a segunda Segunda Guerra Mundial. Desde então diversos tipos de aviões militares pousaram no local, e agora foi a vez do moderno caça F-22. Em fevereiro de 2022, Tinian recebeu caças F-35 Lighting II da USAF, como parte do exercício Cope North.
As operações dos F-22 Raptor em Tinian, são mantidas por equipes de solo que recebem suporte de aeronaves da Base Aérea de Andersen, em Guam, como os aviões-tanque KC-135 Stratotanker, cargueiros C-17 Globemaster III e uma aeronave E-3 Sentry AWACS de vigilância aérea.
A @PACAF F-22A Raptor departs @KadenaAirBase, 🇯🇵, for #AgileReaper23. #FreeAndOpenIndoPacific #Readiness
— U.S. Indo-Pacific Command (@INDOPACOM) March 2, 2023
📸: A1C Tylir Meyer pic.twitter.com/hc0ZzSh2sI
De acordo com o Comando Indo-Pacífico dos EUA (USINDOPACOM), o Exercício Agile Reaper é um grande teste para as estruturas operacionais da ACE, pois empregam pessoal, equipamentos e materiais essencialmente necessários para operar em um ambiente degradado, com o objetivo de rapidamente fornecer domínio aéreo, mobilidade global e comando e controle regional.
@FFO