Bélgica poderá substituir seus NH90-TTH por helicópteros Airbus H145M. De acordo com informações da mídia, o Ministério da Defesa da Bélgica está próximo de assinar um contrato com a Airbus para a compra de quinze helicópteros H145M. Essas aeronaves deverão substituir a atual frota de NHI NH90-TTH e Leonardo A109BAi da Força Aérea Belga (BLu – Belgische Luchtmacht).
Em janeiro do ano passado, a Ministra da Defesa, Ludivine Dedonder, havia anunciado o incremento de três bilhões de euros ao orçamento do plano estratégico de defesa para a aquisição de novos equipamentos. A maior parte desse orçamento adicional seria investida em novos helicópteros (detalhes aqui).
Diversos operadores dos helicópteros NHI NH90-TTH (Helicóptero de Transporte Tático), tem reclamado um grande desconforto com as baixas taxas de disponibilidade dessas aeronaves, além dos seus altos custos operacionais.
Atualmente a BLu possui quatro NH90-TTH reunidos no 18º Esquadrão sediado na Base Aérea de Beauvechain. De acordo com informações divulgadas pela mídia belga, o Ministério da Defesa (MoD) procura maneiras de vender essas quatro aeronaves.
Por outro lado, há especulações que a BLu deseja adquirir um exemplar adicional da versão naval NH90-NFH, para compor a frota de quatro unidades operadas pelo 40º Esquadrão, de Koksijde. Espera-se que esses NH90-NFH deixem de realizar missões de Busca e Salvamento, e se concentrem exclusivamente em operações embarcadas nas fragatas da Marinha Belga, onde trabalharão em conjunto com os NH90-NFH da Força Aérea Real Holandesa.
As missões SAR serão assumidas por quatro novos helicópteros, muito possivelmente os multifuncionais H145M, reconhecidos por sua versatilidade e capacidade de assumir diversos tipos de tarefas.
@FFO