Luz verde para os F-35A da Grécia. O senador dos EUA Bob Menendez, que preside o Comitê de Relações Exteriores do Senado, deu luz verde à venda dos caças F-35 da Lockheed Martin Corp para a Grécia, disse ele ao Fórum Econômico Delphi em Washington.
A autorização vem depois de mais de dois anos da Grécia manifestar a sua intenção de adquirir um lote de caças stealth F-35A para a Hellenic Air Force (HAF). Desde novembro de 2021, conversas e negociações vinham sendo feitas, até que em julho de 2022 o MD Grego enviou uma LoR ou carta de solicitação. Desde então o processo estava tramitando, passando pela Defense Security Cooperation Agency (DSCA) para aprovação do FMS e, após, o congresso. A demora esteve muito ligada as pressões políticas da Grécia e da Turquia e da OTAN, que envolveu a crise da saída dos turcos do Projeto JSF (F-35) em função da compra do sistema de defesa aérea S-400 russo.
“Estou satisfeito por assinar dois dias atrás (6/02) a autorização para a venda do F35 para a República Helênica. Não o fiz porque sou simplesmente um fã do povo grego; fiz isso porque este é um país que compartilha dos nossos valores, que está alinhado conosco às coisas importantes no mundo; democracia, direitos humanos, estado de direito, um país que não é beligerante com seus vizinhos. Quando um país se alinha em seus valores conosco e também há interesse estratégico, então não tenho nenhum problema em assinar como presidente do Comitê de Relações Exteriores com jurisdição sobre venda de armas… então sim, eu tenho um problema”, disse Menendez.
A decisão deve ser aprovada pelo senador Jim Risch, o principal republicano no comitê, bem como pelo deputado Michael McCaul, presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara, e pelo deputado Gregory Meeks, de Nova York, democrata no mesmo comitê.
Obtido esse consenso, que se estima ser uma questão de tempo, o governo dos Estados Unidos notificará formalmente o Congresso sobre a venda dos F-35 para a Grécia e, a partir daí, será iniciado o procedimento previsto para a ratificação do contrato de defesa com a Lockheed Martim e o MD Grego. A intenção é adquirir pelo menos 24 F-35A.
@CAS