Airbus e Espanha negociam um lote de bimotores C295 MPA/MSA. A Airbus e a Espanha estão perto de assinar um contrato envolvendo a aquisição de um lote de aeronaves C295 de Patrulha Marítima (MPA) e de Vigilância Marítima (MSA) para o Ejército del Aire y del Espacio Espanhol (EdAE).
As novas aeronaves C295 MPA/MSA irão substituir os oito Casa CN235 VIGMA (Vigilancia Marítima) e os recém aposentados Lockheed P-3 Orion, que deixaram o serviço no mês passado (detalhes aqui). O contrato está previsto para ser assinado no primeiro trimestre deste ano de 2023.
O C295 MPA/MSA deve ser equipado com o conjunto de missão marítima Fully Integrated Tactical System (FITS). Composto por equipamentos de última geração, como radar de busca, sensores FLIR, Datalink 11, sonobóias, detector de anomalia magnética (MAD) e suporte eletrônico medidas (ESM). Esses dispositivos compõem o conjunto necessário para missões de patrulha marítima, guerra anti-submarina (ASW), guerra anti-superfície (ASuW), busca e salvamento (SAR) e proteção de zona econômica exclusiva (ZEE).
@FFO