Armada Chilena recebeu o quarto helicóptero H125. Em cerimônia realizada recentemente na Base Aérea Naval de Viña del Mar, a Armada Chilena recebeu o quarto helicóptero Airbus H125 (AS 350-B3). Esta é a penúltima aeronave encomendada pela governo chileno para o “Projeto Gaviota”, que tem por objetivo reequipar a frota de helicópteros da Aviação Naval.
A aeronave, matrícula NAVAL 24, será utilizado em operações de salvamento marítimo, evacuações aeromédicas, apoio logístico em zonas isoladas e insulares, manutenção da sinalização marítima, fiscalização de tráfego marítimo, controle costeiro, bem como treinamento básico de pilotos.
“A aquisição desta nova unidade traduz-se em três palavras simples, mas significativas: em primeiro lugar, uma presença naval na nossa comunidade; segundo, segurança; e por último e mais importante, este helicóptero e as horas de voo que ele terá se traduzem em salvar vidas”, ressaltou o Contra-Almirante Fernando Cabrera, Diretor Geral do Território Marítimo e Marinha Mercante (Directemar).
Com a chegada da alta temporada de verão, essas aeronaves H125 são empregadas especialmente em operações de segurança naval na região de La Serena, Viña del Mar e parte do sul do Chile.
O “Projeto Gaviota” consiste na aquisição de um lote de cinco Airbus H125 (anteriormente chamados AS350B3), e designados militarmente pela Armada Chilena como H-50. Os novos helicópteros substituíram os antigos UH-57B JetRanger (Bell 206B), recentemente desativados. Além das aeronaves, o “Projeto Gaviota” também contempla a construção de um novo hangar na Base Aeronaval Torquemada-Concón, em Viña del Mar (SCVM).
Até agora a Helibras entregou para o Escuadrón de Helicópteros de Propósitos Generales (HU-1), da Armada Chilena, quatro H-50 (H125): NAVAL 21 (recebido em dezembro de 2020), o NAVAL 22 (setembro de 2021), NAVAL 23 (novembro de 2021) e o NAVAL 24 (13 de dezembro de 2022). A última unidade é esperada para o ano que vem.
@FFO