Força Aérea Argentina recebeu mais um C-130H modernizado. A Fábrica Argentina de Aviones “Brig. A San Martín” (FAdeA) entregou para a Força Aérea Argentina (FAA) mais um C-130H Hércules modernizado. A entrega ocorreu ontem (22/12), nas instalações FAdeA, em Córdoba, norte do país.
A aeronave, matrícula TC-64 (c/n 4436) batizada “Estrecho San Carlos”, é a último das cinco envolvidas no programa de modernização realizado pela FAdeA com financiamento do Fundo Nacional da Defesa do Governo argentino (FONDEF).
O processo de modernização estende a vida útil dos C-130 da FAA em pelo menos mais 20 anos, além de atualizá-los tecnologicamente em seus sistemas de navegação e comunicação, além de implementar uma cabine de comando com modernos displays sob o conceito “glasscockpit”. Com essa digitalização diversos subsistemas foram otimizados, como indicação de combustível, controle eletrônico das hélices, entre outros.
De acordo com o comunicado da FAdeA, durante a inspeção estrutural do TC-64, foi detetada corrosão em estruturas da seção central das asas, conhecidas como “Rainbow Fitting“. Esses componentes foram substituídas pela primeira vez nas instalações da empresa, em uma tarefa que implicou na preparação de ferramental específico para sua execução.
Atualmente a frota operacional de Hércules da Fuerza Aérea Argentina está composta cinco aeronaves, sendo três C-130H (TC-61, TC-64 e TC-66) e dois KC-130H (TC-69 e TC-70). Todos os Hércules argentinos são operados pelo I Escuadrón, do Grupo Aéreo 1, sediado na Base Aérea de El Palomar.
Em dezembro do ano passado, noticiamos que o governo argentino havia liberado verba para revisão e modernização do único Lockheed L-100-30 da frota da FAA (TC-100), cuja conclusão dos trabalhos são esperadas para 2023.
@FFO