Luz verde para a produção do Helicóptero de Ataque Leve sul-coreano. A Korea Aerospace Industries (KAI) recebeu sinal verde do Comitê de Promoção do Programa de Defesa da Coreia do Sul para iniciar a produção em série do Helicóptero de Ataque Leve (LAH). Também foi aprovado o investimento para a aquisição de helicópteros pesados de ataque adicionais provenientes de fornecedores internacionais.
De acordo com a DAPA (Administração do Programa de Aquisição de Defesa), o programa LAH foi aprovado pelo Comitê de Promoção do Programa de Defesa no último dia 28 de novembro, devendo receber um investimento de aproximadamente US$ 4.3 bilhões até 2031.
De acordo com a agência estatal de notícias Yonhap, o contrato entre a DAPA e a KAI deverá ser assinado até o final deste ano. Espera-se que o primeiro lote de LAH operacionais deve ser entregue até 2024.
O LAH e sua variante LCH (Helicóptero Leve Civil) são baseados na plataforma do Airbus Helicopters H155 de o 4.5 toneladas. O LAH substituirá os antigos Bell AH-1S Cobra e os MD Helicopters MD500 Defender do Exército Sul-Coreano.
Segundo dados de frotas do Cirium, o Exército da Coreia do Sul possui 70 helicópteros de ataque AH-1S e seis AH-1J, com idade média de 34 anos, além de 247 MD500 com idade média de 41 anos.
De acordo com o fabricante, os novos KAI LAH serão armados com um canhão de 20 mm, foguetes de 70 mm e mísseis guiados ar-terra. Os helicópteros irão atuar principalmente em missões de escolta armada e ataque à tanque e veículos de combate.
Para a aquisição dos helicópteros de ataque pesados, o governo autorizou um investimento de aproximadamente US$2 bilhões a ser executado entre 2023 e 2028. A mídia local informa que o Exército Sul-coreano poderá adquirir um segundo lote de 36 Boeing AH-64E Apaches, para se juntar à frota do modelo em operação.
Fonte: Flightglobal
@FFO