• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Atlantique 2 modernizado atinge capacidade operacional completa

22 de novembro de 2022
Atlantique 2 modernizado atinge capacidade operacional completa (Foto: MN).
Atlantique 2 modernizado atinge capacidade operacional completa (Fotos: MN).

Atlantique 2 modernizado atinge capacidade operacional completa. O Almirante Pierre Vandier, chefe do Estado-Maior da Marinha Francesa, assinou em 10 de novembro, a Capacidade Operacional Completa para as aeronaves de patrulha marítima Breguet Atlantique 2 modernizadas no Padrão 6 (ATL2 STD6). O fato ocorre dois anos após a aeronave alcançar a Capacidade Operacional Inicial, e afirma que a plataforma pode realizar todas missões do espectro operacional.

Conduzido pela Dassault Aviation, Thales e Naval Group, o programa de modernização do ATL 2 STD 6 envolve novos recursos como sistema de processamento acústico digital de guerra antissubmarino, novo IFF (Identification Friend or Foe), sensor eletro-óptico, bem como o novo computador tático, que permite rodar a versão atualizada do Software de Processamento de Informações Operacionais (LOTI). Um dos elementos mais importantes do programa é o novo radar multifuncional AESA Thales Searchmaster de alto desempenho e capacidade de detectar alvos marítimos fixos e móveis a cerca de 200 milhas náuticas (370 km).

A modernização envolve 18 aeronaves Breguet Atlantique 2 da Marine Nationale Francesa, que espera uma vida útil até 2035 para essas plataformas MPA. Segundo a DGA (Direction Générale de l’Armement), os ATL STD6 já foram testados em missões reais no Mar Báltico, Mediterrâneo, Oceano Índico e no Golfo da Guiné, além das abordagens realizadas em missões de defesa marítima do território francês.

Recentemente um ATL2 foi envolvido em um evento no mínimo curioso. Enquanto pousava na Base Aeronaval de Lann-Bihou, um indivíduo, no solo, lançou um laser contra a aeronave. Imediatamente o piloto cancelou a aproximação e, a tripulação usou os sensores embarcados para “caçar” o engraçadinho (leia detalhes aqui).

Lançado em junho de 1982, o ATL2 é uma versão MPA de longo alcance do Breguet Br.1150 Atlantic, produzido pelo Consórcio Europeu SECBAT (Dornier e MBB, Alemanha; Dassault-Breguet e Aérospatiale, França; Aeritalia, Itália; e SABCA-SONACA, Bélgica). Outros operadores do ATL2 são a Marinha Alemã, a Aeronáutica Militare Italiana, a Marinha do Paquistão e a Marinha Real Holandesa.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login