• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

1ºs F-16V da HAF foram entregues no dia 12 de setembro

13 de setembro de 2022
1ºs F-16V da HAF foram entregues no dia 12 de setembro (Foto: HAF).

1ºs F-16V da HAF foram entregues no dia 12 de setembro. Os dois primeiros F-16V Block 72 Viper totalmente atualizados a partir de aeronaves F-16C Bolck 52+ da Hellenic Air Force (HAF) foram entregues no dia 12 de setembro nas instalações da Hellenic Aerospace Industry (HAI) em Tanagra. Eles fazem parte e um lote de 83 unidades que estão sendo modernizadas para o padrão Bloco 72. Outros quatro F-16V serão finalizados até o final deste ano. 

O HAF 005 que fez o primeiro voo de um F-16V grego está entre os entregues no dia 12 (Foto: HAF).
O HAF 005 que fez o primeiro voo de um F-16V grego está entre os entregues no dia 12 (Foto: HAF).

No que é considerado outro marco no processo de fortalecimento das capacidades da Força Aérea Helênica, os dois primeiros F-16V Block 72 Viper totalmente atualizados pela Hellenic Aerospace Industry (HAI) em Tanagra, empresa autorizada Lockheed Martin, foram entregues a HAL. Às duas primeiras aeronaves F-16 Viper servirão como aeronaves de treinamento para os pilotos da Força Aérea Helênica, enquanto ao mesmo tempo estão em andamento esforços para a entrega de pelo menos mais quatro Vipers ainda em 2022.

O primeiro voo de um F-16V da HAL ocorreu em 17 de janeiro de 2021, sendo feito pelo HAF 005 — originalmente um F-16C Block 52+ do Esquadrão 335 (335 Mira), sendo uma das aeronaves que foi entregue no dia 12. O segundo é o HAF 006, convertido também a partir de um F-16C Block 52+. Ambos foram entregues ao Esquadrão 343 (343 Mira) sediado na base aérea de Chania/Ioannis Daskalogiannis.

A instalação do radar ativo de varredura eletrônica (AESA) está entre os componentes técnicos significativos da atualização do F-16 Viper, pois tornará totalmente interoperáveis ​​com os F-35 — caso estas sejam adicionados ao inventário da HAL. Além disso, também garantirá total interoperabilidade com unidades navais de superfície, em particular as fragatas francesas FDI, que já estão sendo construídas em Lorient, na França. O F-16V Viper também possui um novo computador de missão e telas maiores, proporcionando aos pilotos uma percepção mais clara e ampla do que está acontecendo ao redor, o que permite decisões mais rápidas e eficazes. 

Cerimônia de entrega dos 1ºs F-16V da Força Aérea da Grécia (Fotos: HAF).

Além da adição dos 83 Vipers, o próximo passo é a atualização de 38 F-16 Block 50. A modernização dos 38 F-16C/D Bloco 52 vai ocorrer na Base Aérea de Nea Anchialos em paralelo à atualização do F-16C/D Block 52+ para o padrão F-16V Viper Bloco 72 feita pela (HAI).

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login