Z-20 entra em serviço policial na China. O Z-20, o mais recente helicóptero utilitário tático desenvolvido internamente na China, está agora em serviço com a Força da Polícia Armada do Povo Chinês (Chinese People’s Armed Police – PAP), juntamente com o maior helicóptero de transporte, o Z-8G, usado geralmente em regiões mais altas e montanhosas. Isso aumentará a mobilidade e a flexibilidade da PAP em tarefas como missões antiterroristas, de socorro a desastres naturais e resgates de emergência.
Um destacamento afiliado ao segundo corpo móvel da PAP organizou recentemente vários exercícios realistas orientados para o combate, com missões de combate e voos de formação de helicópteros, com o objetivo de aprimorar as habilidades dos pilotos e sua capacidade de combate coordenado. Segundo a PAP, os helicópteros envolvidos nos exercícios são Z-20s e Z-8Gs, corroborando que o primeiro está apto para a missão policial.
Esta é a primeira vez que o helicóptero Z-20 faz uma aparição em serviço com o PAP, após sua estreia pública no desfile militar do Dia Nacional em 1º de outubro de 2019 em Pequim nas cores do Exército do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLA – Chinese People’s Liberation Army).
A versão desenvolvida para a PAP do Z-20 é muito semelhante à do PLA Army, mas é pintada em verde oliva e com caracteres chineses para “polícia armada”. Não é surpreendente ver o Z-20 em serviço com a PAP, já que foi projetado para ser um helicóptero utilitário de 10 toneladas capaz de realizar diferentes tarefas. NA prática o Z-20 é uma cópia do Sikorsky S-70 Black Hawk.
O Z-8G, o outro tipo de helicóptero apresentado nos recentes exercícios da PAP, é um helicóptero de transporte de 13 toneladas baseado no helicóptero Z-8 original e projetado para operar em regiões de alta altitude. O Z-8G foi revelado em serviço com a PAP em maio de 2021.
@CAS