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Yakovlev apresentou o Yak-130M modernizado durante o Army 2024

24 de agosto de 2024
Yakovlev apresentou o Yak-130M modernizado durante o Army 2024 (Foto: Yakolev).
Yakovlev apresentou o Yak-130M modernizado durante o Army 2024 (Foto: Yakolev).

Yakovlev apresentou o Yak-130M modernizado durante o Army 2024. A empresa russa PJSC Yakovlev, parte da United Aircraft Corporation (UAC) subordinada à Rostec State Corporation, apresentou o seu jato de treinamento avançado e combate leve Yak-130M modernizado. O projeto foi exposto durante o Fórum Militar Internacional Army 2024, realizado entre 12/08 e 14/08 no Centro de Exposições Patriot, em Moscou.

A Fábrica de Aviação de Irkutsk iniciou a montagem do primeiro de três protótipos Yak-130M. Parte dos sistemas que serão integrados no Yak-130M estão sendo testadas em plataformas Yak-130 básico, como o que foi apresentado no Army 2024.

O Yak-130M será equipado com novo radar BRLS-130R, sensor eletro-óptico e laser SOLT-130K, dispositivos de autoproteção President-S130, equipamentos de comunicação tática atualizados KSS-130, entre outros.

“Entre as melhorias incorporados no Yak-130M modernizado estão maior capacidade de carga útil, integração de novos armas de alta precisão ar-ar e ar-solo orientadas por satélite e laser”, disse Vladimir Artyakov, Vice-Diretor Geral da Rostec.

Yak-130 Mitten

O desenvolvimento do Yak-130 iniciou em 1991, através de uma parceria binacional entre a russa Yakolev e a italiana Aermacchi (atual Leonardo). O voo inaugural do protótipo ocorreu em 25 de abril de 1996. Cerca de quatro anos depois, no ano de 2000, diferenças entre as empresas puseram fim à parceria, sendo que cada uma desenvolveu suas aeronaves de forma independente. A versão italiana foi denominada M-346 Master e a russa Yak-130 (código OTAN: “Mitten”).

A versão básica Yak-130 é impulsionada por dois motores AI-222-25, que lhe conferem uma velocidade máxima de 950 km/h, com teto máximo operacional é de 12.500 metros e alcance aproximado de 1.600 km (ampliado para 2.200 km com tanques externos). Seu peso máximo de decolagem é de cerca de 10.300 kg, transportando uma carga útil máxima de 2.500 kg.

Em 2002, o Yak-130 foi escolhido pela Força Aérea Russa como aeronave de treinamento avançado para seus pilotos de combate. As suas características permitem replicar as características de caças de geração 4+, bem como do Sukhoi Su-57 de quinta geração. Seu design permite cenários de treinamento realistas, incluindo o uso de armas ar-ar e ar-solo, fornecendo um recurso inestimável para preparar pilotos para situações modernas de combate aéreo.

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