• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Yak-52 ucraniano abateu drone russo

29 de abril de 2024
Yak-52 ucraniano abateu drone russo (Foto: Redes Sociais).
Yak-52 ucraniano abateu drone russo (Foto: Redes Sociais).

Yak-52 ucraniano abateu drone russo. Em 27 de abril, a Força Aérea Ucraniana (UAF) utilizou um avião de treinamento Yakolev Yak-52 para abater um drone russo Orlan-10, sobre a cidade de Odessa, situada nas margens do Mar Negro. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o Yak-52 circulando entorno do drone abatido, que desce com paraquedas possivelmente acionado automaticamente.

Como os tripulantes ucranianos derrubaram o drone não está claro, pois os Yak-52 da UAF não são armados com nenhum tipo de metralhadoras ou outro dispositivo para realizar missões de combate aéreo ou ataque ao solo.

De acordo com o site ucraniano Militarnyi, embora a variante Yak-52B tenha a capacidade de transportar cápsulas GUV-8700 com metralhadoras ou cápsulas UB-32 com foguetes não guiados, este tipo de configuração foi testada apenas no protótipo.

O site The Aviationist sugere que, o tripulante ucraniano sentado no assento traseiro do YAK-52 poderia ter usado uma pistola automática (ou um revólver) para atirar no drone russo.

Projetado pelo Yakovlev Design Bureau nos anos 1970, o robusto monomotor Yakovlev Yak-52 é uma aeronave de treinamento primário da era soviética amplamente utilizada para formação de pilotos militares. Seu primeiro voo aconteceu em 1976 e sua produção foi encerrada em 1998.

Equipado com um motor radial Vedeneyev M-14P potente o suficiente para a realização de manobras acrobáticas, o que tornou o YAK-52 muito popular também entre usuários civis desta modalidade. A aeronave possui dois assentos tandem para dois tripulantes, podendo ser um aluno (dianteira) e um instrutor (traseira).

Yak-52

Além de sua função primária de treinamento, o Yak-52 também é usado para missões leves de ataque ao solo, para as quais algumas versões foram equipadas com pontos rígidos sob as asas que podem receber pods com metralhadoras ou foguetes não guiados. Sua baixa velocidade de estol (em torno de 120 km/h) o torna perfeito para a missão SMI (Slow Movers Intercept), como a que foi realizada contra o drone.

Orlan-10

O Orlan-10 é um veículo aéreo não tripulado (UAV) de média altitude e longa duração desenvolvido pela empresa russa Special Technology Center LLC (STC Orlan), projetado principalmente para missões de reconhecimento, vigilância e aquisição de alvos.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Imagens: encontro aéreo entre um drone russo e um Yak-52 ucraniano

Imagens do recente encontro aéreo de um drone de reconhecimento russo "Zala", com um monomotor de treinamento ucraniano Yakolev 52, chamaram a atenção nas redes sociais. A informação é que os ucranianos estariam tentando neutralizar o drone russo.

10 de junho de 2024

Em "Notícias"

Ucrânia forma unidades aéreas com voluntários civis para defesa nacional

A Ucrânia está organizando grupos de voluntários civis proprietários de aeronaves e helicópteros para fortalecer as defesas do país contra drones de ataque russos. Inseridos na estrutura de formações voluntárias comunitárias territoriais (DFTG), esses grupos estão prestes a se tornar um novo elemento na estratégia de proteção do espaço aéreo…

7 de julho de 2025

Em "Notícias"

Irã recebeu dois Yakolev Yak-130

A Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF) recebeu recentemente dois novos Yakolev Yak-130. Os jatos russos de treinamento e ataque leve foram entregues ao Irã no final do mês passado.

4 de setembro de 2023

Em "Notícias"

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login