• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

XXXIII Raduno dos Adelphis

13 de novembro de 2021
Tradicional encontro ocorreu na Base Aérea de Santa Cruz (Foto: BASC).
Tradicional encontro ocorreu na Base Aérea de Santa Cruz (Foto: BASC).

XXXIII Raduno dos Adelphis. Foi realizado no dia 12 de novembro o XXXIII Raduno dos Adelphis, encontro que reúne os ex-integrantes do 1º/16º GAV – Esquadrão Adelphi. O tradicional evento ocorreu na Ala 12, na Base Aérea de Santa Cruz (BASC) – Rio de Janeiro/RJ, onde a unidade foi sediada até 2016. 

O Raduno, que ocorre desde 1989, reuniu Adelphis de várias gerações, entre eles ex-comandantes do 1º/16º GAV, o Adelphi 01 Brigadeiro do Ar Teomar Fonseca Quirico, Adelphi 02 Major Brigadeiro do Ar Jorge Cruz de Souza e Mello e o ex-comandante da Aeronáutica e Adelphi 49 Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, além de diversos outros ex-integrantes e convidados.

XXXIII Raduno dos Adelphis. Na imagem - esquerda para direita, os Brigadeiros  e Adelphis Bermudez, Quirico e Souza e Melo no XXXIII Raduno (Foto: FAB).
XXXIII Raduno dos Adelphis. Na imagem – esquerda para direita, os Brigadeiros e Adelphis Bermudez, Quirico e Souza e Melo no XXXIII Raduno (Foto: FAB).

A palavra Raduno, de origem italiana, significa reunião e foi escolhida pelos pioneiros da Unidade Aérea como a designação oficial da celebração anual alusiva ao aniversário de criação do Primeiro Esquadrão do Décimo Sexto Grupo de Aviação, unidade responsável pela implantação da aeronave A-1 na FAB.

O 1º/16º GAV Esquadrão Adelphi foi criado em 7 de novembro de 1988 como Núcleo do Primeiro Esquadrão do Décimo Sexto Grupo de Aviação (1º/16º GAV), recebendo seu primeiro A-1 em 17 de outubro de 1989, em Santa Cruz.

Depois de 28 anos e mais de 43 mil horas de A-1, a unidade foi desativada em 12 de dezembro de 2016, com seus A-1A/B/M sendo transferidos para a Ala 3 em Santa Maria e distribuídos ao 1º/10º GAV – Poker e ao 3º/10º GAV – Centauro.

“PÁ…PÁRÁ-PÁ…A-DELPHI!”  

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login