Wildcat da RN armado com mísseis conclui testes. De acordo com o Ministério da Defesa do Reino Unido (UK MoD), a Royal Navy (RN) concluiu com sucesso os testes com um Leonardo AW159 Wildcat HMA2 carregando vinte mísseis. Os testes de um mês viram o Wildcat carregando os dois novos mísseis anti-navio ar-superfície da Marinha Real, o Thales Martlet e o MBDA Sea Venom, em várias configurações.
A Royl Navy afirma que o Wildcat HMA2, além de seu papel original na Guerra Anti-Submarina (ASW), desembarque de Forças Especiais e entrega de tropas, agora consegue empregar mísseis além do horizonte.
Ambos os mísseis vêm sob a bandeira da Arma Guiada Anti-Superfície do Futuro. O Thales Martlet, um míssil leve pesando apenas 13 kg, destinado a alvos menores/levemente protegidos. Já o MBDA Sea Venom tem dez vezes o poder de Martlet, sendo destinado a atacar navios de guerra maiores e mais fortemente blindados.
O 815 Naval Air Squadron (815NAS) Wildcat HMA2, série ZZ415 (construção número 485), operou a partir do navio de treinamento aeronáutico RFA Argus (A135) por um mês no Oceano Atlântico e praticou mais de 900 pousos e decolagem com diferentes configurações de carga e em condições meteorológicas e operacionais diferentes.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS