

WC-135R da USAF “fareja” testes de míssil nuclear russo sobre o Mar de Barents. Um WC-135R Constant Phoenix da USAF foi observado sobrevoando a Noruega e o Mar de Barents nesta semana. Conhecido popularmente como “snuke sniffer” ou “farejador nuclear”, este avião especial é equipado com sensores específicos para detectar e identificar partículas e gases de oriundos de explosões ou atividades nucleares.
Não é a primeira vez que a USAF envia seus WC-135R para a região, entretanto não é comum que operem com o transponder ligado, fato que deixou o voo realizado em 03/09 aberto para monitoração através dos sites especializados. Em entrevista, o Tenente-Coronel Brynjar Stordal, porta-voz das Forças Armadas Norueguesas, disse que “o fato de manterem o transponder ligado indica que eles queriam ser visíveis para demonstrar as suas capacidades.”

Utilizando o indicativo “JAKE 27”, o WC-135R matrícula USAF 64-14829, foi visto voando desde Mildenhall AFB, no Reino Unido, até cerca de 900 km à oeste do arquipélago russo de Novaya Zemlya, no Mar de Barents. Há informação que ´neste local a Rússia está testando seu míssil nuclear Burevestnik, designado pela OTAN como “Skyfall”. “Os russos estão testando mísseis, como o Skyfall, e é isso um indício de um dia especial”, disse o Ten Cel Stordal, enfatizando que não falaria nada em nome dos americanos.

A Rússia anunciou o fechamento de uma área de 500 quilômetros do espaço aéreo no entorno de Novaya Zemlya entre os dias 07 e 12 de agosto passados, quando o Constant Phoenix da USAF também foi visto voando na região. Os testes foram prorrogados até o próximo dia 06 de setembro, o que explicaria a presença do WC-135R no Mar de Barents nesta semana.
A seleta frota de WC-135R Constant Phoenix da USAF é composta por apenas três aeronaves (matrículas 64-14836, 64-14831 e 64-14829), todas reunidas no 45º Esquadrão de Reconhecimento (45th RS), subordinado à 55ª Ala baseada em Offut AFB no Nebraska. Dadas as particularidades e especificidades das suas missões, essas aeronaves especiais operam mundialmente de acordo com a demanda.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO