• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Washington: pilotos dos F-16 da ANG viram piloto do Cessna 560 desacordado na cabine

6 de junho de 2023
Washington: pilotos dos F-16 da ANG viram piloto do Cessna 560 desacordado na cabine (Foto ilustrativa: USAF).
Washington: pilotos dos F-16 da ANG viram piloto do Cessna 560 desacordado na cabine (Foto ilustrativa: USAF).

Washington: pilotos dos F-16 da ANG viram piloto do Cessna 560 desacordado na cabine. O piloto de um dos caças F-16 da Guarda Aérea Nacional (ANG) dos Estados Unidos, disse que viu o piloto do Cessna 560 Citation V desacordado na cabine. O jato executivo caiu sábado (03/06), em uma área rural do Estado da Virgínia, matando todos seus quatro ocupantes. A informação foi divulgada pelo jornal The Washington Post.

Os investigadores do Conselho Nacional de Segurança de Transporte (NTSB), chegaram ao local da queda na segunda-feira (05/06). Segundo o chefe da investigação, Adam Gerhardt, o local é uma região montanhosa e de difícil acesso, portanto a equipe ficará no local por três a quatro dias. “Leva-se muito tempo para chegar no local, e os destroços estão altamente fragmentados”, disse

Conforme noticiamos, vários especialistas sugerem que todos as pessoas a bordo do Citation V, matrícula N611VG, estavam desacordados, possivelmente por uma falha no sistema de pressurização. Assim, o jato voou no piloto automático até ficar sem combustível.

Gráfico mostrando a trajetória do Cessna 560 (Fonte: The Washington Post).
Gráfico mostrando a trajetória do Cessna 560 (Fonte: The Washington Post).

O proprietário da aeronave, o empresário John Rumpel, de 75 anos, informou que o Citation V decolou do Aeroporto de Elizabethton, no Tennessee, com destino ao Aeroporto Long Island MacArthur, em Nova York. A bordo estavam sua filha, Adina Azarian, a sua neta de dois anos, Aria, e a babá da criança (cujo nome não foi divulgado), que seguiam para a sua casa em East Hampton, Nova Iorque. O empresário ainda disse que o piloto era Jeff Hefner, um profissional experiente que trabalhava com ele há mais de cinco anos.

As duas fontes ouvidas pelo Washington Post disseram que o contato-rádio com o N611VG foi perdido 15 minutos após a decolagem, quando ele passava pelo Estado da Virgínia. O jato teria voado no piloto automático até sobrevoar Nova Iorque, seu destino, quando curvou para o sul em direção a Washington.

Ao detectar a violação do espaço aéreo da Capital Federal, caças F-16 em Alerta de Defesa foram acionados das Base Aéreas da Guarda Nacional da região. O “boom sônico” causado pelo voo supersônico dos caças sobre as áreas habitadas, chamou a atenção de milhares de pessoas em solo.

Cessna 560 Citation V similar ao acidentado (Foto: DoD).
Cessna 560 Citation V similar ao acidentado (Foto: DoD).

O porta-voz do Pentágono, o Tenente-Coronel Devin Ronbinson, disse que os aviões voaram em velocidades supersônicas para chegar o mais rápido possível, como parte do protocolo de resposta. “Isso permite mais tempo para as pessoas executarem os procedimentos e dá mais tempo para que as decisões sejam tomadas”, declarou.

Durante a interceptação e acompanhamento, os pilotos dos F-16, bem como os controladores de tráfego aéreo, tentaram insistentemente contatar os tripulantes a bordo do jato executivo, sem sucesso. Ele caiu por volta das 03h30 (horário local) no condado de Augusta, na Virgínia. Os socorristas teriam chegado à região do acidente somente na manhã do dia seguinte.

O local do acidente fica perto da Blue Ridge Parkway, na Floresta Nacional George Washington, uma região remota onde não há sinal de celular, a cerca de 160 quilômetros de Washington. Os investigadores do NTSB documentarão a cena do acidente e examinarão os destroços do avião, além de coletar informações de radar, dados meteorológicos, registros de manutenção e registros médicos do piloto.

O conselho deve divulgar um relatório preliminar em cerca de três semanas, e o documento final, que apontará a causa do acidente, provavelmente levará pelo menos um ano.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login