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VX-23 conclui testes a bordo do Porta-Aviões Cavour

30 de março de 2021
Um dos F-35B do VX-23 americano paira ao lado do convoo do porta-aviões italiano Cavour (Foto: Marina Militare).
Um dos F-35B do VX-23 americano paira ao lado do convoo do porta-aviões italiano Cavour (Foto: Marina Militare).

VX-23 conclui testes a bordo do Porta-Aviões Cavour. Como anunciamos aqui, o porta-aviões da Marina Militare Italiana, o ITS Cavour (CVH 550) seguiu para o EUA no dia 2 de fevereiro para para iniciar uma série de atividades visando qualificar e certificar o navio, equipamentos e o pessoal no emprego das Lockheed Martin F-35B STOVL.

O F-35B protótipo BF-05/65 no hangar do Cavour armado com quatro GBU-12 inertes (Foto: Marinha Militare).
O F-35B protótipo BF-05/65 no hangar do Cavour armado com quatro GBU-12 inertes (Foto: Marinha Militare).

Dois caças stealth F-35B Lighting II da Marina Americana e pertencentes ao VX-23 pousaram a bordo do porta-aviões da Marinha italiana ITS Cavour (CVH 550) no dia 28 de fevereiro, procedentes da Naval Air Station Patuxent River, em Maryland. Foi um dia histórico e marcou o primeiro pouso de um F-35 no porta-aviões Italiano. Os F-35B do VX-23 do USMC envolvidos na operação são o BuNo 168717/69 e protótipo BF-05/65. A partir de 1º de março foi feita uma intensa campanha, que balizará a futura operação dos F-35B da Marina Militare, que prevê o ICO com o novo caça em 2024.

O F-35B BuNo 168717/69 do VX-23 no  ITS Cavour (CVH 550) da 1º de março (Foto: Marina Militare).
O F-35B BuNo 168717/69 do VX-23 no  ITS Cavour (CVH 550) da 1º de março (Foto: Marina Militare).

Depois de quase um mês de operações e testes o Cavour regressou ao porto americano de Norfolk no dia 26 de março. Durante os 24 das de ensaios com os F-35B do VX-23 foram realizados testes de compatibilidade, que começaram na partida de Norfolk em 28 de fevereiro. Durante os testes de mar, dois F-35B do VX-23 de Patuxent River cumpriram mais de 50 missões que foram realizadas em todas as condições climáticas e estados do mar, que incluiu uma saída noturna. Além disso, cerca de 120 pousos verticais também foram realizados. Além das decolagens com do sky jump foi feita, ao menos um teste, de decolagem vertical. Além disto os F-35B, as aeronaves operaram em diversas configurações, entre elas armado com quatro bombas LGB GBU-12 .

“Concluímos todos os testes planejados e atualmente podemos emitir uma Autorização Provisória de Voo (IFC), que permitirá ao porta-aviões Cavour e sua tripulação, junto com os F35Bs do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, continuar o treinamento”.

Ron Hess –  Força de Teste Integrado F-35 Patuxent River (ITF).

O ITS Cavour (CVH 550) foi comissionado em 2004. Em maio de 2020, foi anunciado que, após uma complexa revisão e modernização de 16 meses, o Cavour estava pronto para operar o F-35B que irá substituiu os AV_8B Harrier. O Cavou poderá levar até 16 F-35, send ue dez poderão ser hagarados e outros seis no convés de voo.

Abaixo imagens da operação dos F-35B do VX-23 a bordo do Cavour (CVH 550) realizada em março de 2021 na costa do Estados Unidos. Fotos via Marinha Militare.

Originally tweeted by Rai Radio1 (@Radio1Rai) on 29 de March de 2021.

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