VSR700 realiza decolagem e pouso autônomos no mar (Foto: Airbus). Airbus Helicopters realizou testes no mar do sistema autônomo de decolagem e pouso (ATOL – Autonomous Take-Off and Landing) desenvolvido especificamente para o sistema aéreo não tripulado (UAS – Unmanned Aerial System) VSR700, abrindo caminho para testes a bordo de uma fragata da Marinha Francesa. Os testes foram realizados usando um helicóptero leve Hélicoptères Guimbal Cabri G2, ao qual é a base do VRS700, que foi modificado e equipado com as mesmas funcionalidades de ATOL.
O UAS VSR700 é baseado no helicóptero de dois lugares Cabri G2, sendo veículo tático multi-carga não tripulado capaz de levar 700 kg, que projetado para oferecer uma autonomia de cerca de oito horas a 100 n milhas. O sistema está sendo desenvolvido pela Airbus, em conjunto com o Naval Group, sob o programa Système de Drone Aérien pour la Marine (SDAM) para atender à exigência da Marinha Francesa de um UAS tático marítimo para operar a partir de suas novas fragatas da classe Amiral Ronarc’h.
O VSR700 usa o sistema de posicionamento local Airbus DeckFinder para permitir decolagem e pousos autônomos no convés do navio em todas as condições climáticas, dia ou noite. Desenvolvido pela Airbus, o DeckFinder transmite a posição da plataforma em tempo real para o piloto automático do veículo com um nível de precisão muito alto, superior ao obtido pelo GPS.
Ao chegar no navio o VRS700 irá pousar usando o ATOL. O teste de voo do ATOL, usando o Cabri G2 opcionalmente pilotado, foi realizado no início deste mês na costa de Brest – França usando o navio de propriedade civil VN Partisan. De propriedade e operado pela Seaowl, o VN Partisan é usado como plataforma de treinamento e possui uma cabine de comando totalmente equipada.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS