Pictured is an RAF Voyager tanker aircraft taking off from Nellis Air Force Base in Nevada during Exercise Red Flag. RAF personnel took part in the world’s largest and most complex air combat exercise at Nellis Air Force Base in the United States. Exercise Red Flag is a three-week, 5th Generation exercise that sees friendly ‘Blue Forces’ compete against hostile ‘Red Force’ aggressors in live and synthetic training environments, simulating air-to-air, air-to-ground and space and cyber warfare. The training mirrors the threats and complex air defences posed by real-life adversaries, and helps participating nations better understand each other’s capabilities. The RAF Voyager is based on the modern Airbus A330-200 passenger aircraft and, in conjunction with our Boeing C-17A Globemaster III fleet, provides the RAF with Strategic Air Transport and Aeromedical capability. In addition, Voyager is an extremely effective Air-to-Air Refuelling asset, which is utilised to enable a variety of RAF aircraft to operate for extended periods. There are two types of Voyager aircraft: The K Mk2 is a two-point tanker, equipped with 1 FRL Mk32B 900E pod under each wing and the K Mk3, a three-point tanker with an additional centre line hose for larger ‘receiver’ aircraft. Very few internal changes were required to modify the A330-200 for the Air-to-Air Refuelling role. In particular, no additional fuel tanks are required and, as Voyager shares the same wing as the four-engine A340, there is a pre-strengthened location available for mounting the wing Mk32B pods.
Voyagers da RAF são transferidos de Brize Norton para Glasgow devido à onda de calor na Europa. A onda de calor do verão europeu obrigou a Royal Air Force (RAF) a transferir suas aeronaves de transporte e reabastecimento em voo Airbus Voyager KC2 e KC3 (A330 MRRT) para o Aeroporto Prestwick de Glasgow, depois que o calor extremo “derreteu placas de asfalto” da pista em sua base sede, a RAF Brize Norton.
“Durante esse período de temperaturas extremas, a segurança de voo continua sendo a principal prioridade da RAF, portanto, as aeronaves estão usando aeródromos alternativos de acordo com um plano estabelecido há muito tempo. Isso significa não haver impacto nas operações da RAF.” — Declarou o Ministério da Defesa britânico.
A RAF interrompeu os voos de entrada e saída de sua maior base aérea depois que partes da pista de asfalto derreteu em um dia de clima extremamente quente. Segundo a mídia do Reino Unidos, a decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira, 18 de julho porque o asfalto da pista derreteu com o calor, pondo em risco as operações. Com isto os Voyager irão operar não só de Aeroporto Prestwick de Glasgow, como de outras bases e aeródromos alternativos, até que o clima melhore. A RAF não informou se outras aeronaves baseadas em Brize Norton como C-17, A400M e C-130, também tiveram que ser retiradas ou estão retidas. No entanto, aeronaves que estavam fora de sede não devem regressar a Brize Norton.
O Aeroporto Prestwick de Glasgow, outrora um movimentado aeroporto regional com milhares de turistas que se dirigem ao Mediterrâneo, foi efetivamente transformada em uma informal movimentada base aérea da OTAN. Nos últimos meses voos quase diários da OTAN. Situado a 29 milhas a sudoeste de Glasgow, ele tem um dos melhores registros meteorológicos da Europa. De fato, o aeroporto permanece geralmente aberto quando outros aeroportos do país estão fechados.
O Reino Unido se encontra em estado de emergência nacional por causa do calor acima de 36 °C, que podem chegar, segundo previsões a 41 °C, superando o recorde na história do país que é 38,7 °C, estabelecido em 2019. O Reino Unido declarou emergência nacional e emitiu seu primeiro alerta “vermelho” para calor excepcional, o que significa haver um risco potencial de vida. Além do UK, a Europa tem sido assolada por um dos verões mais quentes dos últimos anos.
@CAS