Voyager da RAF reabastece Typhoons com SAF. A Royal Air Force (RAF) concluiu neste mês de abril um voo de reabastecimento em voo (REVO) empregando um Airbus Voyager KC.Mk2, que reabasteceu três aeronaves Eurofighter Typhoon com uma mistura contendo de 43% combustível de aviação sustentável (SAF – Sustainable Aviation Fuel).
Em um comunicado de 17 de abril, o MoD do Reino Unido disse que o Voyager ZZ336 da RAF (A330 MRTT), partindo da RAF Brize Norton, operou em missão de REVO com caças Typhoon FGR4 do 12 Sqn (RAF Coningsby) no Mar do Norte, antes de retornar à sua base via Farnborough.
Feito de matérias-primas sustentáveis baseadas em resíduos, como óleo de cozinha usado, o MoD do Reino Unido diz que o SAF reduz as emissões de carbono em até 80% em comparação com o combustível de aviação tradicional e será fundamental para reduzir a dependência da RAF de combustíveis fósseis, enquanto melhora a resiliência operacional.
O MoD disse que o voo seguiu uma “série de marcos recentes alcançados pela RAF em direção ao futuro da aviação sustentável”. Isso incluiu um voo RAF Voyager abastecido com SAF, que também marcou a abertura da Cúpula Mundial de Céus Sustentáveis no Farnborough International Exhibition & Conference Centre. O evento delineou como a aviação trabalharia em direção a uma meta líquida zero da indústria .
A ministra da Defesa do Reino Unido, Baronesa Goldie, disse: “O maior uso de combustível alternativo e sustentável só pode levar a resultados positivos para a defesa, o Reino Unido e nosso esforço coletivo contra as mudanças climáticas”.
A RAF identificou que o uso de SAF e combustíveis de aviação alternativos será crítico para a futura capacidade operacional da RAF e da aviação militar, já que o serviço busca atingir uma meta de zerar, até 2040, o uso de combustíveis conencionais.
O Jet Zero Council, uma parceria entre a indústria e o governo britânico, visa fornecer pelo menos 10% SAF misturado ao combustível convencional no Reino Unido até 2030.
@CAS