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Voou o segundo T-27 Tucano modernizado

23 de abril de 2021
O T-27M, FAB 1426, em frente ao hangar do PAMA Lagoa Santa (Foto: FAB).

Voou o segundo T-27 Tucano modernizado pelo Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) da Força Aérea Brasileira (FAB). O voo de ensaio ocorreu na terça-feira (20/04), e teve duração de 2h20min, onde foram verificados os sistemas de navegação, parâmetros básicos do motor, entre outros aspectos da aeronave.

A aeronave T-27M, matrícula FAB 1426 (c/n 312380), passou pelo processo de modernização no PAMA-LS, onde o principal objetivo é a atualização do painel de instrumentos, adaptando às novas regras de tráfego aéreo, como os procedimentos de Navegação de Área (RNAV) e Performance de Navegação Requerida (RNP) e às novas demandas de formação dos pilotos da FAB, além da redução das obsolescências logísticas existentes.

Voou o segundo T-27 Tucano modernizado (Foto: FAB).

O Diretor Interino do PAMA-LS, Coronel Aviador Marcelo Reed Sardinha, destaca a relevância do processo de modernização das aeronaves. “Além do avanço já alcançado com o primeiro protótipo FAB 1446, nosso segundo protótipo traz ainda mais melhorias para o sistema da aeronave. Tais modificações são soluções inovadoras que, pela primeira vez, estão sendo realizadas com participação ativa da FAB no processo. Este acontecimento significa um marco na história, que demonstra toda nossa capacidade técnica e produtiva”, afirmou o oficial.

Fizeram parte da equipe de ensaios em voo o Piloto de Ensaio e Diretor do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann; o Tenente-Coronel Aviador Valter Faria Junior (DIRMAB); o Major Engenheiro Jardel Figueira da Silva (ILA) e o Tenente Engenheiro João Gabriel Henriques Leite (IPEV).

O primeiro Embraer T-27M, FAB 1446, voou em 23 de outubro do ano passado. Além da nova aviônica digital desenvolvida pela empresa Albatross, em parceria com a FAB, o T-27M recebe uma completa revisão estrutural e do sistema elétrico. A previsão é que 42 aeronaves sejam modernizadas e entregues ao 1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA) da AFA até o final de 2022.

@FFO/CAS

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