Voou o primeiro CH-146 Griffon modernizado pela Bell Textron Canadá. A Bell Textron Canada anunciou recentemente que o primeiro helicóptero modernizado CH-146 Griffon da Força Aérea Real do Canadá (RCAF), concluiu com sucesso seu voo inaugural de testes.
O CH-46 Griffon (designação canadense para a versão militar do Bell 412EP) foi atualizado sob o projeto GLLE (Griffon Limited Life Extension), que busca manter a frota da RCAF em operação até a década de 2030. O projeto modernizará uma série de componentes, aviônicos, cockpit, motores e sensores das aeronaves.
“O Bell 412 continua sendo uma aeronave venerável, escolhida pelos militares em todo o mundo, com a Royal Canadian Air Force operando a maior e mais bem equipada frota militarizada deste helicóptero”, disse Danny Maldonado, diretor comercial da Bell, durante um evento para celebrar o voo bem sucedido.
A RCAF utiliza sua frota de CH-146 Griffons em uma infinidade de missões em todo o mundo, incluindo missões de ajuda humanitária da ONU e operações conjuntas com a OTAN. No país, a frota Griffon é amplamente empregada em missões de Busca e Resgate e suporte a socorristas.
“Como o único fabricante de helicópteros no Canadá, a Bell tem orgulho de ser uma antiga parceira das Forças Armadas Canadenses. Nossas instalações no país fornece capacidade de estreita colaboração com o governo e outros clientes locais no atendimento às suas necessidades de aeronaves”, disse Michael Nault, Gerente Geral da Bell Textron Canada.
O primeiro CH-146 Griffon modernizado deverá ser entregue para a RCAF em 2026, após receber a certificação militar. No ano passado, a frota de CH-146 Griffons da RCAF ultrapassou meio milhão de horas de voo. Além do projeto GLLE, a Bell tem um contrato de Suporte Operacional para a frota CH-146 até 2039.
Fonte: Bell Textron Canada
@FFO