A USAF divulgou recentemente que o primeiro C-21A, prefixo AF 84-0135, equipado com as aletas aerodinâmicas “Delta Fin” na seção traseira da fuselagem, deixou as instalações da empresa Avcon Industries, em Newton, no Kansas.
A modificação foi necessária depois de restrições impostas, por conta do comportamento das aeronaves C-21A na aproximação final. Alguns tripulantes reportaram oscilação das asas, com tendência ao movimento conhecido pelos pilotos como “dutch roll”, quando a cauda e a fuselagem oscilam de um lado para o outro em movimentos que tendem a aumentar e sair do controle.
As delta fins (aletas em delta) são dispositivos aerodinâmicos instalados na seção traseira da fuselagem, abaixo da cauda da aeronave, e foram projetadas para oferecer estabilidade direcional e melhorar o desempenho nas decolagens e pousos.
“O dutch roll é uma grande preocupação de segurança de vôo. Felizmente, nossa análise contínua do problema e a aplicação das “Delta Fin”, certificadas pela FAA, nos permitiu melhorar a estabilidade direcional da aeronave, eliminando a tendência dos C-21A de entrar nesse perigoso movimento”, explicou Jon Hamblin, Gerente do Programa C-21A, que lidera o programa de atualização em conjunto com a Presidential and Executive Airlift Directorate.
O programa de modificação do C-21A, demonstrou a total capacidade de trabalho conjunto entre a indústria privada e as forças armadas. Desde a assinatura do contrato para a Avcon Industries, a concessão do orçamento pelo Air Mobility Command (AMC) e Air Force Materiel Command (AFMC), até a liberação para o primeiro voo de experiências pelo 375th Operations Group, se passaram apenas dois meses.
“A solução Delta Fins superou todas as nossas expectativas. Tiramos o chapéu para as equipes do Program Office, AMC e Avcon, que trabalharam em conjunto para tornar o projeto, uma realidade em poucos meses. Nunca vi um processo funcionar tão rápido. Foi impressionante de ver!”, disse o Tenente-Coronel Mike Schwan, Comandante Adjunto do 375th Operations Group.
A um custo total de US$3,5 milhões, a instalação dos novos dispositivos demora aproximadamente três semanas por aeronave, e deverá ser concluída em todas as aeronaves da USAF até outubro de 2021.
O C-21A é um jato bimotor executivo baseado no modelo civil Learjet 35A, usada pela USAF no transporte de passageiros e pequenas cargas, missões de ligação e evacuação aeromédica. Atualmente a USAF dispõem de 19 C-21A operacionais, sendo a maioria alocados no 458th Airlift Squadron, da 375th Airlift Wing, sediados na Base Aérea de Scott, Illinois, além de um destacamento na Europa, do 76th Airlift Squadron, pertencente à 86th Airlift Wing, sediado na Base Aérea de Ramstein, Alemanha.
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