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Voou o primeiro Boeing 777-300ER convertido em cargueiro pela IAI

31 de março de 2023
Voou o primeiro Boeing 777-300ER convertido em cargueiro pela IAI (Foto: Rami Mizrahi via @AeronewsGlobal).
Voou o primeiro Boeing 777-300ER convertido em cargueiro pela IAI (Foto: Rami Mizrahi via @AeronewsGlobal).

Voou o primeiro Boeing 777-300ER convertido em cargueiro pela IAI. A Israel Aerospace Industries (IAI) realizou com sucesso em 24/03, o primeiro voo do Boeing 777-300ER após passar pela conversão de passageiros para cargueiro (P2F). A aeronave pertencente à empresa de leasing AerCap, será arrendada para a norte-americana Kallita Cargo.

Decolagem para voo inaugurual do 777 Big Twin (Fonte: @ILAerospaceIAI).

Com uma capacidade de carga útil de aproximadamente 100 toneladas, este é o primeiro Boeing 777 no mundo a passar pela conversão P2F. Chamado pela IAI de B777-300ERSF “Big Twin”, o programa passa atualmente pelo processo final de conversão e de certificação junto às autoridades de aviação.

A IAI tem 45 anos de experiência em conversão de aeronaves, incluindo os programas de cargueiros B767-200/300, B747-400 e B737-700/800. De acordo com a empresa israelense, a carteira de pedidos firmes para o 777-300ERSF tem mais de 60 aeronaves para diversos clientes.

Para atender à alta demanda por aeronaves cargueiras, a IAI está estabelecendo instalações de conversão em algumas cidades pelo mundo. No ano passado, o Grupo IAI assinou contratos de conversão P2F com as maiores companhias aéreas do mundo, incluindo AerCap, Emirates Cargo, Challenge Group, EVA Air e CargoJet.

O primeiro B777-300ERSF “Big Twin” convertido pela IAI voará na Kallita Cargo com a matrícula N778CK. Fabricado em 2005, essa aeronave, número de construção (c/n) 32789, foi originalmente entregue para a Emirates (A6-EBB), tendo transportado passageiros até 2018, quando foi comprada pela AeroCap para conversão em cargueiro.

O processo de conversão de aeronaves de passageiros para cargueiros, não é uma tarefa simples, e requer mão de obra altamente especializada, demonstrada pela grande experiência da equipe de engenheiros da IAI. O processo envolve grandes alterações estruturais na aeronave, incluindo a instalação de porta de carga, substituição e reforço do piso, instalação de reforços na armação da nova abertura de acesso para a carga, além da modificação dos sistemas elétricos, entre muitas outras alterações.

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