Voou o primeiro Alpha Jet A modernizado na Tailândia. A Força Aérea Real da Tailândia (RTAF – Royal Thai Air Force) está realizando um programa de modernização da sua frota de aeronaves de ataque Dassault Dornier Alpha Jet A. O projeto é conduzido em parceria com as empresas locais Thai Aviation Industries (TAI Thailand) e RV Connex.
Adquiridos usados da Luftwaffe no início dos anos 2000, os Alpha Jet A da RTAF passarão por um processo de atualização abrangente, que envolverá não só a modernização de aviônicos e sistemas táticos de missão, mas também a padronização de equipamentos de comunicação digital em rede, além de uma revisão estrutural, com objetivo de estender a vida útil das aeronaves.
A primeira das 14 aeronaves que serão modernizadas para a versão Alpha Jet TH, fez o seu primeiro voo de testes no último dia 31 de agosto. Um vídeo divulgado pelo Marechal Jom Rungsawang, ex. Comandante da RTAF, mostrou a aeronave ainda sem a pintura final e marcas, aparentemente apenas em primer.
As filmagens mostraram que o projeto transformou o antigo painel analógico do Alpha Jet A em um moderno “glass cockpit”, com três telas principais coloridas, Head-Up Display (HUD) e um painel de controle com vários sistemas da CMC Electronics Canada. Além disto foram instalados controles HOTAS (Hands on Throttle-and-Stick), semelhantes aos caças Lockheed Martin F-16, e das aeronaves de ataque A-6TH (AT-6E Wolverine), que estão sendo adquirida pelo governo tailandês (ver nota aqui).
Um UFCP (Up-Front Control Panel) fornece informações sobre o sistema Datalink Link-TH em desenvolvimento na Tailândia, que tem a capacidade de se conectar a outros tipos de aeronaves, como Saab Gripen C/D e F-5 Tiger e outros sistemas na rede.
A frota Alpha Jet da RTAF está reunida no Esquadrão 231 “Hunter”, pertencente à Ala 23 da 2ª Divisão Aérea, com sede na Base Aérea Udon Thani (UTH/VTUD), nordeste do país.
@FFO