Voou o primeiro Aero L-39NG de série. O primeiro jato Aero L-39NG (Next Generation) de série, realizou seu voo inaugural ontem (24/04) no Aeródromo de Letiště, sede da empresa na República Tcheca. A informação foi comunicada pelo fabricante em seu site oficial.
O voo durou aproximadamente 40 minutos, onde foram realizadas com sucesso todas as manobras planejadas. Os tripulantes também realizaram avaliações de motor, sistemas e aviônicos. O voo de experiências ocorreu a uma altitude máxima de 8.500 metros, em velocidades mínima e máxima (Mach 0,8 ou 900 km/h).
” O voo da nossa primeira aeronave de produção confirmou a prontidão do L-39NG para entrega aos nossos clientes. O Aero L-39 é líder mundial na sua classe. Em termos de design, características de voo, segurança, aviônicos e equipamentos, é uma excelente plataforma para treinamento de pilotos de caças de quarta e quinta geração”, disse Viktor Sotona, presidente e CEO da Aero .
Esta primeira aeronave L-39NG de produção (número de construção 7005), será destinada para um cliente no Sudeste Asiático, não revelado pela fabricante. A Aero tem uma carteira de pedidos para 34 L-39NG, sendo dois deles as Forças Aéreas da Hungria e da República Tcheca.
A Aero está estabelecendo uma nova linha de produção dedicada exclusivamente às aeronaves L-39NG. Dentro de dois anos, a fabricante tcheca planeja estar produzindo 24 unidades por ano do jato. Mais de 60% dos fornecedores da Aero são empresas nacionais.
Entre os clientes do L-39NG estão a estatal LOM Praha, a Breitling Jet Team, a Black Diamond Jet Team da Draken International, a Força Aérea Húngara, a Força Aérea Senegalesa, a empresa privada portuguesa SkyTech, a empresa privada americana RSW, e a Força Aérea do Povo do Vietnã (encomendado). Lembrando que o Uruguai também é um dos países que estudam o L-39NG como uma opção para reequipar sua Força Aérea.
@FFO