• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Voou o nono Boeing F-15EX Eagle II

19 de março de 2025
Voou o nono Boeing F-15EX Eagle II (Foto/Vídeo: Boeing).
Voou o nono Boeing F-15EX Eagle II (Foto/Vídeo: Boeing).

Voou o nono Boeing F-15EX Eagle II. A Boeing anunciou em 17 de março, o voo inaugural de mais um F-15EX Eagle II, a nona aeronave de série e a primeira do segundo lote de produção destinado ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Após a pintura, o novo F-15EX matrícula 21-0009 (número de construção EX-09), passará pelo processo de aceitação antes de ser oficialmente entregue para 142ª Ala da Guarda Aérea Nacional (142nd ANG) do Oregon.

Em 2024, a 142nd ANG recebeu duas aeronaves, o 20-0008 (EX-8) em junho e o 20-0007 (EX-7), se tornando assim a primeira unidade operacional da USAF com o Eagle II. Ambas aeronaves são do primeiro lote, composto por seis aeronaves, sendo duas operacionais (EX-07 e EX-08) e quatro aeronaves de testes (EX-1 à EX-4).

A USAF deverá comprar 104 novos F-15EX para substituir seus envelhecidos F-15C. O Departamento de Defesa já assinou pedidos para 48 aeronaves distribuídas em três lotes. Além disso, a Boeing tem encomendas internacionais de 25 aeronaves para Israel (versão F-15IA) e trabalha com um possível pedido de 24 aeronaves para a Indonésia.

O Boeing F-15EX Eagle II é a mais avançada versão do venerável F-15 Eagle. Equipado com modernos sistemas, incluindo comandos de voo fly-by-wire, um poderoso computador de missão e duas novas estações de armas, se tornando o jato de combate com maior capacidade de carga útil do mundo. Futuramente o EX poderá ser equipado com mísseis de longo alcance e armas hipersônicas.

F-15EX AF 20-0007 (EX-7) do 123rd FS "Redhawks" da Portland ANG (Foto: USAF).
F-15EX AF 20-0007 (EX-7) do 123rd FS “Redhawks” da Portland ANG (Foto: USAF).

De acordo com documentos públicos do Departamento de Defesa dos EUA, o F-15EX Eagle II recebeu avaliações positivas dos usuários e auditores. Os relatórios indicam que a aeronave atende a todos os requisitos operacionais esperados, incluindo sistemas embarcados capazes de detectar aeronaves inimigas de quinta geração. A Boeing produz o Eagle II na sua fábrica de St. Louis, no Missouri.

Os EUA deverão distribuir seus novos F-15EX Eagle II nos seguintes Esquadrões: 123rd FS “Redhawks” da Portland ANG, Oregon; 122nd FS “Bayou Militia” New Orleans, Louisiana; 194th FS “Griffins” Fresno, California; 44th FS “Vampires” e 67th FS “Fighting Cocks” de Kadena, Japão.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login