• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Voou o F-35A “Frankenstein” da USAF

18 de fevereiro de 2025
Voou o F-35A "Frankenstein" da USAF (Fotos: USAF).
Voou o F-35A “Frankenstein” da USAF (Fotos: USAF).

Voou o F-35A “Frankenstein” da USAF. O F-35A “Frankenstein” da USAF, reconstruído com partes e componentes retirados de outros dois caças danificados em acidentes, voou pela primeira vez no mês passado, na Base Aérea de Hill, em Utah.

Em comunicado recente, a 388ª Ala de Caça (388th FW) de Hill disse que o primeiro voo bem sucedido do F-35 “Frankenbird” (“Frankenstein bird”) ocorreu em 16 de janeiro e serviu para avaliar todos sistemas de controle e estabilidade da aeronave.

O “novo” F-35 foi montado com partes dos caças AF-27, que sofreu um grave incêndio no motor em 2014 na Base Aérea de Eglin, Flórida, e do AF-211, que pousou com trens de pouso recolhido em 2020 na Base Aérea de Hill. Estima-se que a montagem do “Frankenbird” tenha custado menos de US$ 6 milhões, uma fração dos US$ 80 milhões de um F-35A novo.

A equipe conjunta que trabalhou no projeto contou com profissionais da USAF, LM e empresas contratadas. O trabalho foi iniciado em Ogen, onde ocorreu a união das partes dos dois caças, uma engenharia que exigiu a criação de ferramental específico. Desde novembro de 2023 o jato estava em Hill passando pelo processo de restauração pré-voo.

A “fusão” dos dois aviões envolveu processos inéditos, incluindo a reinstalação dos trens de pouso, reconstrução e instalação da cabine e seus aviônicos, sistema de energia elétrica e uma variedade de outros componentes. A equipe instalou novos “belly bands” na frente das entradas de ar. Esses componentes de material composto fornecem suporte estrutural extra e reforçaram o corpo da aeronave após a instalação do novo nariz.

Agora o F-35A Frankenstein está na fábrica da Lockheed Martin em Fort Worth, Texas, onde passa pelos trabalhos finais de aplicação da pintura de baixa visibilidade na seção dianteira da fuselagem – logo atrás do nariz – que ainda estava na cor verde (primer). A previsão é que em março próximo o “Frankenbird” estará operacional na frota do 4º Esquadrão de Caça (4th FS).

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login