Voou o F-35 com atualização Tech Refresh 3. O primeiro F-35A equipado com a atualização Tech Refresh 3 (TR-3) voou pela primeira vez no último dia 06 de janeiro na Base Aérea de Edwards, na Califórnia. O anúncio foi divulgado pelo Joint Program Office (JPO), informando que a partir de agora se inicia uma longa fase de testes em voo.
O conjunto TR-3 atualiza e aprimora o núcleo computacional da aeronave, abrindo caminho para a versão Block 4 do F-35. Com maior capacidade de processamento de dados, o F-35 Block 4 terá novos recursos de guerra eletrônica, sensores atualizados e capacidade para uso de novas armas, bem como total interoperabilidade com caças de quarta e quinta geração.
Nos últimos anos, a USAF reduziu o pedido de F-35 sob alegação de que prefere esperar pela versão mais avançada e padronizar a frota o máximo possível. Ocorre que problemas no início dos voos de testes do TR-3 estão atrasando a chegada do Block 4 e todo o programa.
Os problemas técnicos com o TR-3 representam um aumento de US$ 330 milhões nos custos de desenvolvimento do F-35, de acordo com um relatório do Government Accountability Office (GAO), que ainda afirmou que o desenvolvimento do Block 4 está cerca de três anos atrasado, e devendo se estender até pelo menos 2029.
A primeira versão do modelo de produção do F-35 com TR-3 instalado – mas não o conjunto completo do Block 4 – virá a partir do Lote 15, que o foi aprovado pelo governo em 30 de dezembro de 2022 (detalhes aqui).
Em um comunicado à imprensa , o Tenente-General Michael Schmidt, Oficial Executivo da USAF no Programa F-35, saudou o primeiro voo do TR-3 como uma “conquista significativa” para o programa. “O TR-3 é a atualização eletrônica de processamento do computador do F-35 que continuará a fornecer a todos os nossos pilotos a capacidade de que precisam para ter sucesso contra qualquer adversário”, disse Schmidt, acrescentando que “ainda há muito trabalho a fazer e estou confiante de que nossos parceiros da indústria e a equipe do governo seguirão em frente.”
Em relação aos desafios em seu desenvolvimento, o JPO reconheceu que “o programa TR-3 superou desafios de complexidade técnica com hardware e software e agora está no caminho certo para fornecer capacidade aos EUA e seus aliados a partir de 2023”, quando o primeiro Lote 15 jatos sairão da linha de produção. A equipe governo-indústria continua “a encontrar maneiras inovadoras de garantir a entrega de capacidades críticas para derrotar ameaças futuras. As lições aprendidas na execução do programa TR-3 serão aplicadas em todo o programa de modernização do Bloco 4.”
Uma equipe de teste de desenvolvimento do 461st Flight Test Squadron conduziu o primeiro voo da aeronave equipada com TR-3 a partir da Base Aérea de Edwards, Califórnia. A aeronave, matrícula 07-0745, é um dos aviões de teste instrumentado para registrar o desempenho real. Sob o comando do Major Ryan Luerson, piloto de testes da USAF, o voo durou 50 minutos em velocidade subsônica e altitude máxima de 35 mil pés, para testar a aeronavegabilidade e a estabilidade do software.
@FFO