An F-35A, in flight above the Mojave Desert in California, January 6, 2023. A developmental test team from the 461st Flight Test Squadron conducted the first flight of an F-35 in the Technology Refresh 3 (TR-3) configuration at Edwards Air Force Base, California. The 50-minute flight, which took the jet to 35,000 feet at speeds just shy of the speed of sound above the desert, marked the start of an extensive flight test campaign. TR-3 provides the computational horsepower to support modernized Block 4 capabilities. The F-35 Joint Program Office is the Department of Defense's focal point for the 5th-generation strike aircraft for the Navy, Air Force, Marines, and our allies. The F-35 is the premier multi-mission, 5th-generation weapon system. Its ability to collect, analyze and share data is a force multiplier that enhances all assets in the battle space: with stealth technology, advanced sensors, weapons capacity, and range. The F-35 has been operational since July 2015 and is the most lethal, survivable, and interoperable fighter aircraft ever built.
Voou o F-35 com atualização Tech Refresh 3. O primeiro F-35A equipado com a atualização Tech Refresh 3 (TR-3) voou pela primeira vez no último dia 06 de janeiro na Base Aérea de Edwards, na Califórnia. O anúncio foi divulgado pelo Joint Program Office (JPO), informando que a partir de agora se inicia uma longa fase de testes em voo.
O conjunto TR-3 atualiza e aprimora o núcleo computacional da aeronave, abrindo caminho para a versão Block 4 do F-35. Com maior capacidade de processamento de dados, o F-35 Block 4 terá novos recursos de guerra eletrônica, sensores atualizados e capacidade para uso de novas armas, bem como total interoperabilidade com caças de quarta e quinta geração.
Nos últimos anos, a USAF reduziu o pedido de F-35 sob alegação de que prefere esperar pela versão mais avançada e padronizar a frota o máximo possível. Ocorre que problemas no início dos voos de testes do TR-3 estão atrasando a chegada do Block 4 e todo o programa.
Os problemas técnicos com o TR-3 representam um aumento de US$ 330 milhões nos custos de desenvolvimento do F-35, de acordo com um relatório do Government Accountability Office (GAO), que ainda afirmou que o desenvolvimento do Block 4 está cerca de três anos atrasado, e devendo se estender até pelo menos 2029.
A primeira versão do modelo de produção do F-35 com TR-3 instalado – mas não o conjunto completo do Block 4 – virá a partir do Lote 15, que o foi aprovado pelo governo em 30 de dezembro de 2022 (detalhes aqui).
Em um comunicado à imprensa , o Tenente-General Michael Schmidt, Oficial Executivo da USAF no Programa F-35, saudou o primeiro voo do TR-3 como uma “conquista significativa” para o programa. “O TR-3 é a atualização eletrônica de processamento do computador do F-35 que continuará a fornecer a todos os nossos pilotos a capacidade de que precisam para ter sucesso contra qualquer adversário”, disse Schmidt, acrescentando que “ainda há muito trabalho a fazer e estou confiante de que nossos parceiros da indústria e a equipe do governo seguirão em frente.”
Em relação aos desafios em seu desenvolvimento, o JPO reconheceu que “o programa TR-3 superou desafios de complexidade técnica com hardware e software e agora está no caminho certo para fornecer capacidade aos EUA e seus aliados a partir de 2023”, quando o primeiro Lote 15 jatos sairão da linha de produção. A equipe governo-indústria continua “a encontrar maneiras inovadoras de garantir a entrega de capacidades críticas para derrotar ameaças futuras. As lições aprendidas na execução do programa TR-3 serão aplicadas em todo o programa de modernização do Bloco 4.”
Uma equipe de teste de desenvolvimento do 461st Flight Test Squadron conduziu o primeiro voo da aeronave equipada com TR-3 a partir da Base Aérea de Edwards, Califórnia. A aeronave, matrícula 07-0745, é um dos aviões de teste instrumentado para registrar o desempenho real. Sob o comando do Major Ryan Luerson, piloto de testes da USAF, o voo durou 50 minutos em velocidade subsônica e altitude máxima de 35 mil pés, para testar a aeronavegabilidade e a estabilidade do software.
@FFO