Voou o Boeing Apache V6.5. A Boeing realizou o primeiro teste de voo da mais recente versão do helicóptero de ataque AH-64E Apache. O voo do AH-64E Versão 6.5 (ou V6.5) ocorreu em 11 de outubro nas instalações da Boeing em Mesa, no Arizona.
O AH-65E V6.5 recebeu um pacote de atualização de softwares aprimorados para melhorar a interface com os pilotos e a consciência situacional da tripulação. As modificações incluem Datalink 16 com recursos aprimorados, novo sistema de planejamento de ataque, integração de uma interface para permitir a arquitetura modular de sistemas abertos (MOSA), entre outros aprimoramentos.
“Estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento do V6.5, pois ele abre caminho para a modernização do Apache. A nova Versão 6.5 padronizará toda a frota AH-64E com o mesmo software, simplificando o treinamento e a manutenção, ao mesmo tempo que prepara o caminho para a paridade sensor/capacidade e permite que o Exército dos EUA atenda as necessidades de tecnologias críticas”, disse o Coronel John (Jay) Maher, gerente de projetos Apache do Exército dos EUA.
O Apache V6.5 ainda incorpora um sistema de transmissão reforçado e outros componentes que tem por objetivo a substituição dos atuais motores General Electric T700 por novos GE T901 ITEP (Improved Turbine Engine Program). O novo motor oferecerá melhorias em alcance, potência disponível, economia de combustível, além de melhorias de suporte e manutenção, monitoramento de saúde e maior vida útil.
Em dezembro de 2021, o Exército dos Estados Unidos (US Army) contratou a Boeing para implementar as atualizações V6.5.
Fonte: Boeing
@FFO