Voou mais um protótipo do caça indiano LCA Tejas Naval. O protótipo “NP5” do caça naval indiano LCA Tejas realizou seu voo inaugural ontem (18/08), a partir do Aeroporto da fabrica Hindustan Aeronautics Limited (HAL), em Bangalore. Sob o comando do Cap Amit Kawade (IN) e do Wg Cdr Siddarth Singh (Retd), o voo foi realizado com sucesso, informou a Agência de Desenvolvimento Aeronáutico da Índia (ADA).
De acordo com as informações, o protótipo LCA NP5 (Naval Prototype 5), matrícula 3005, decolou às 14h20 (horário local), tendo voado cerca de 57 minutos, onde realizou com sucesso todas as manobras previstas.
O LCA Naval é um projeto colaborativo entre a HAL e a ADA que nasceu com o objetivo de fornecer caças navais para o programa TEDBF (Twin Engine Deck Based Fighter) da Marinha. Recentemente o governo optou por encomendar um lote de caças franceses Dassault Rafale M para equipar as Alas embarcadas dos porta-aviões da Marinha Indiana.
Desta forma, o LCA Tejas Naval está sendo desenvolvido para ser um treinador naval avançado, para formar e manter a capacidade dos pilotos navais que irão operar a frota de caças Rafael M.
“A adição do NP5 à frota de protótipos LCA Naval irá acelerar as atividades de teste de voo e fornecerá aos projetistas informações vitais para o desenvolvimento do TEDBF. Também servirá como uma plataforma de treinamento para pilotos da Marinha para operações de porta-aviões”, disse a ADA.
O novo protótipo LCA NP5 é uma versão pronta para produção do jato indiano, que inclui todas as melhorias identificadas nos protótipos NP1 (que voou em 27 de abril de 2012) e NP2 (de 07 de fevereiro de 2015). Após essa fase inicial de testes em voo, o próximo passo é o NP5 partir para as avaliações de pousos e decolagens embarcados, primeiramente na pista de testes da Estação Aérea Naval de Dabolim, em Goa, e após nos porta-aviões INS Vikramaditya e INS Vikrant.
De acordo com a mídia indiana, a Marinha estuda adquirir ente 12 e 15 LCA Tejas Naval 12 a 15 Naval.
@FFO