• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Voou a nova versão do drone XQ-58A Valkyrie

11 de novembro de 2022
Voou a nova versão do drone XQ-58A Valkyrie  (Foto: Kratos).
Voou a nova versão do drone XQ-58A Valkyrie (Foto: Kratos).

Voou a nova versão do drone XQ-58A Valkyrie. A fabricante Kratos Defense & Security Solutions e a USAF realizaram um voo de testes da nova versão do drone furtivo XQ-58A Valkyrie Block 2. De acordo com o fabricante, agora a aeronave pode voar mais tempo, mais alto e levando maior carga útil do que nos testes anteriores.

Este primeiro voo de testes do “Block 2”, com envelope operacional ampliado, foi realizado com sucesso no campo de provas Yuma Proving Ground (YPG) do Exército dos EUA, no Arizona.De acordo com a fabricante, foram produzidos 12 unidades da nova versão do XQ-58A.

A Kratos anunciou a evolução do programa XQ-58A através de um comunicado à imprensa. Foi informado também que a empresa espera receber contratos de dois novos clientes para fornecer várias unidades dos “Valkyries”, além de manter negociações para um terceiro cliente em potencial.

UAV Kratos XQ-58A Valkyrie voa ao lado dos caças F-35 e F-22 da USAF (Foto: Kratos).
UAV Kratos XQ-58A Valkyrie voa ao lado dos caças F-35 e F-22 da USAF (Foto: Kratos).

Até o momento, a USAF é a única cliente do Valkyrie, como qual tem realizado vários esforços de pesquisas e desenvolvimento das aeronaves. O mais conhecido deles é o projeto liderado pelo Skyborg, em conjunto com o Laboratório de Pesquisa da USAF (AFRL) e o Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da USAF (AFLCMC), cujo objetivo é o desenvolvimento e integração de inteligência artificial (IA) e tecnologias associadas em drones autônomos.

Com peso máximo de lançamento de 6.000 libras (aproximadamente 2.700 kg), o XQ-58A Valkyrie pode voar em altitudes de até 45.000 pés acima do nível do mar, com um alcance máximo de aproximadamente 3.000 milhas (5.500km). Em sua decolagem, o Valkyrie utiliza um método assistido por foguete e lançador estático.

A operação sem a necessidade de pistas de pouso e decolagem preparadas, oferece certas vantagens, especialmente para a realização de operações avançadas mais próximas das áreas de interesse, além de não conflitar com operações de aeronaves tripuladas nos aeródromos convencionais.

A fabricante afirma que o XQ-58A poderá ser implantado e operado rapidamente em locais austeros, com um custo relativamente baixo também. Um conceito de sistema de lançamento através de contêiner foi apresentado pela Kratos,com objetivo de fornecer suporte em implantações avançadas.

Fonte: Kratos

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login