Voou a nova versão do avião anfíbio chinês AG600 Kunlong. A nova versão do avião anfíbio chinês AG600 “Kunlong” realizou seu voo inaugural na terça-feira (31/05), de acordo com a informação divulgada pelo fabricante Aviation Industry Corporation of China (AVIC).
O AG600 decolou do Aeroporto de Zhuhai Jinwan, na província de Guangdong, no sul do país, às 10h55 (horário local). O voo de experiências durou 20 minutos, nos quais foram realizadas algumas avaliações programadas, incluindo uma subida em velocidade constante, redução de velocidade em voo nivelado e uma simulação de arremetida. Segundo a AVIC, todos os sistemas se comportaram dentro do esperado.
O voo inaugural marcou uma nova fase no desenvolvimento do projeto AG600, um quadrimotor anfíbio destinado basicamente para missões de combate à incêndios florestais e resgate de emergência. Equipado com motores turboélices Dongan WJ-6, o “Kunlong” tem peso máximo de decolagem (MTOW) de 60 toneladas, e pode transportar cerca de 12 toneladas de água (ou líquido retardante). É capaz de operar em condições climáticas e ambientais complexas, com capacidade para resgatar até 50 pessoas por missão.
Equipado com uma cabine pressurizada, sistema de controle de voo fly-by-wire, modernos aviônicos integrados, é provável que o AG600 futuramente terá versões militares. De acordo com a AVIC, a nova versão do AG600, quando comparado ao anterior, tem maior desempenho, maior capacidade de lançamento na água, maior alcance e uma plataforma otimizada para desenvolvimento futuro.
O AG600, juntamente com o jato de transporte militar pesado Y-20 e o avião comercial de corredor único C919, faz parte do projeto da China de desenvolver de forma independente uma “família de aeronaves de grande porte”.
É também a primeira grande aeronave especializada de fabricação nacional a ser desenvolvida de acordo com os padrões de aeronavegabilidade para aeronaves civis, disse a AVIC. O primeiro AG600 completou com sucesso seu voo inaugural em 2017, sua primeira decolagem de um grande lago em 2018 e seu voo inaugural sobre o mar em 2020. Espera-se que a nova versão da aeronave esteja em serviço entre 2024 e 2025.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO