• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Voos da FAB para Israel tem Controlador de Voo na cabine de comando

17 de outubro de 2023
Voos da FAB para Israel tem Controlador de Voo na cabine de comando (Fotos: FAB).
Voos da FAB para Israel tem Controlador de Voo na cabine de comando (Fotos: FAB).

Voos da FAB para Israel tem Controlador de Voo na cabine de comando. As tripulações dos voos da Força Aérea Brasileira (FAB) durante a Operação Voltando em Paz, contam agora com o reforço de um controlador de voo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), para auxiliar a tripulação na fraseologia aeronáutica. Os profissionais se integraram às tripulações dos Airbus C-30 e Embraer KC-390 desde a sexta-feira (13/10), e estarão envolvidos até o encerramento da operação humanitária em Israel.

“Devido à complexidade do cenário, que exige da tripulação uma grande coordenação logística e atenção a todos os detalhes de uma missão de repatriação de brasileiros em área de conflito, entendemos que a presença de um controlador de tráfego aéreo com experiência reduziria a sobrecarga de trabalho das tripulações. Sendo assim, estes militares passaram a auxiliar diretamente os pilotos na fraseologia aeronáutica, possibilitando a uniformidade das comunicações em voo, com autorizações claras e concisas, o que contribui a segurança de voo”, explicou o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi.

A fraseologia aeronáutica padrão na língua inglesa é utilizada em todo o mundo por pilotos e controladores de voo para garantir uma comunicação clara, rápida e segura durante os voos. O primeiro controlador de voo do DECEA a compor a tripulação de um voo para Tel Aviv, em Israel, foi o Suboficial Alexandre Milton Lima dos Santos.

“Estamos presentes na cabine de pilotagem durante todo o trajeto, sempre atentos na comunicação verbal entre o piloto, copiloto e o órgão de controle de tráfego aéreo, principalmente no espaço aéreo internacional. Desta forma, contribuímos para a redução da carga de trabalho dos pilotos, que passam a se concentrar em necessidades mais complexas e urgentes durante o voo”, explicou o SubOficial.

O militar estava a bordo do C-30, FAB 2902, que pousou na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), na madrugada do último domingo (15/10), trazendo 215 brasileiros repatriados. “É uma honra poder servir aos nossos compatriotas em um momento tão delicado. Perceber a alegria dos passageiros na chegada ao Brasil, os elogios à tripulação e receber palavras de reconhecimento pelo cumprimento da missão, certamente me propiciaram a sensação de dever cumprido no que jurei, juntamente com os demais integrantes da Força Aérea Brasileira, na ocasião da nossa incorporação”, completou o militar.

Fonte: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login