

Voo inaugural do primeiro treinador indiano HAL HTT-40 da produção em série. Nesta sexta-feira (24), ocorreu em Bengaluru, na Índia, o voo inaugural da primeira aeronave de treinamentor básico de produção em série HTT-40, produzida pela Hindustan Aeronautics Ltd (HAL).
O HTT-40, matrícula de testes TH4001, é a primeira de 70 unidades encomendadas em março de 2023 pelo Comando de Treinamento da Força Aérea Indiana (IAF). A previsão é que as aeronaves serão entregues ao longo de seis anos a partir de fevereiro de 2026.
Os novos HAL HTT-40 complementarão a atual frota de treinamento de 75 Pilatus PC-7 Mk.II, distribuídos entre a Academia da IAF na Estação Aérea de Dundigal, em Telangana (60 aeronave) e na Escola de Instrutores de Voo na Estação Aérea de Tambaram, em Tamil Nadu (15).

O HTT-40 é uma aeronave turboélice projetada para ter boas qualidades de manuseio em baixa velocidade e proporcionar melhor eficácia de treinamento. Este treinador em tandem com assentos ejetáveis tipo zero-zero é totalmente acrobático, tendo um cockpit com ar condicionado e aviônicos modernos. A aeronave atenderá à escassez de aeronaves de treinamento básico da IAF para treinamento de pilotos recém-empossados. A aquisição incluirá equipamentos associados e auxiliares de treinamento, incluindo simuladores.
É construído com quase 56% de equipamentos e sistemas nativos. Espera-se que chegue a HAL chegue a 60% no futuro, após a indigenização de alguns componentes e subsistemas cruciais. Em agosto de 2020, o Conselho de Aquisição de Defesa (DAC) aprovou a aquisição de equipamentos de defesa por um custo aproximado de US$ 2 bilhões, incluindo 106 aeronaves de treinamento básico HTT-40. No Aero Índia 2021, a HAL e o governo indiano iniciaram as tratativas para a compra desta primeira leva de 70 de aeronaves, ratificada oficialmente este mês.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO