Voo inaugural do primeiro C295 MPA do Irish Air Corps. O primeiro Airbus C295 Persuader do Irish Air Corps (IAC), braço aéreo das Forças Armadas Irlandesas, fez seu voo inaugural no dia 26 de setembro, em Sevilha, Espanha. A aeronave de patrulha marítima (MPA), matrícula 284 (c/n 211), é a primeira de duas encomendadas pelo governo irlandês em dezembro de 2019.
Por sua vez, a segunda aeronave, futuro 285 (c/n 216), foi vista em processo de pintura no hangar da Airbus Defense and Space, em Sevilha. Ambos C295MPA ostentam a camuflagem cinza escuro brilhante, padrão adotado pelo IAC em suas aeronaves. Os novos Persuader irão substituir os dois antigos CASA CN235M-100 (matrículas 252 e 253) em serviço desde 1994.
Os C295MPA serão configurados com o kit de missão Airbus Fully Integrated Tactical System (FITS), otimizados para vigilância marítima e proteção à pesca. Eles também contarão também com aviônicos Collins Aerospace Pro Line Fusion, que equipam a frota de C295 SAR da Força Aérea Real Canadense.
Os novos C295MPA serão designados ao 101 Squadron, subordinado à 1 Operations Wing, sediado na Base Aérea Casement/Baldonnel, região sudoeste de Dublin. Eles irão assumir as funções de monitorar as 132 mil milhas quadradas da Zona Econômica Exclusiva da Irlanda, em operações de vigilância marítima e proteção à pesca ilegal. Além disto, estarão disponíveis para missões de suporte logístico e transporte de tropas e equipamentos, evacuação médica e SAR.
O contrato assinado entre o governo irlandês e a Airbus tem o valor aproximado de € 221 milhões, e inclui além das duas aeronaves, equipamentos auxiliares e suporte técnico. A Airbus Defence and Space possui uma carteira de pedidos para mais de 280 aeronaves C295 para operadores de 33 países. A frota em operação atual já ultrapassou meio milhão de horas de voo.
@FFO