Voo inaugural do Model 437 Vanguard da Scaled Composites. O primeiro protótipo da aeronave experimental Model 437 Vanguard, efetuou seu voo inaugural no dia 29/08 a partir do Mojave Air and Space Port, na Califórnia. A aeronave foi desenvolvida e fabricada pela Scaled Composites em parceira com a Northrop Grumman Corporation.
O Model 437 foi concebido inicialmente como um projeto conceito de uma aeronave multimissão de baixo custo não tripulada. Apesar disto, a Scale Composites produziu uma versão tripulada, designada Vanguard, com o objetivo de realizar testes em voo. Futuramente um protótipo não tripulado poderá ser fabricado.
De acordo com a fabricante, o Model 437 Vanguard é impulsionado por um motor Pratt & Whitney 535 de 3.400 libras de empuxo e velocidade aproximada de Mach 0,8. Aapós completar a expansão do envelope deverá ter um alcance de aproximadamente 3.000 milhas náuticas e uma autonomia para até seis horas de voo.
Com peso bruto de decolagem de 10.000 libras, o M437 Vanguard poderá transportar até 2.000 libras de carga útil sob as asas e em um compartimento interno de armas dimensionado para acomodar dois mísseis ar-ar AIM-120 AMRAAM.
Fundada em 1982, a Scaled Composites é uma empresa especializada em desenvolvimento aeroespacial e compósitos em projetos de inovação. A empresa lança em média uma nova aeronave experimental por ano, muitas são provas de conceito, como o Proteus, o SpaceShipOne, o Stratolaunch e o Model 401.
@FFO