• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Voo inaugural do caça HAL LCA Tejas Mk.2 se aproxima

24 de fevereiro de 2025
Voo inaugural do caça HAL LCA Tejas Mk2 se aproxima. HAL.
Voo inaugural do caça HAL LCA Tejas Mk.2 se aproxima. HAL.

Voo inaugural do caça HAL LCA Tejas Mk.2 se aproxima. A Agência de Desenvolvimento Aeronáutico da Índia (ADA) tem como meta o final de 2025 ou o início de 2026 para o primeiro voo da nova Aeronave de Combate Leve (LCA) Tejas Mk.2 da Hindustan Aeronautics (HAL).

O diretor do projeto LCA Mk.2, Madhusudana Rao, disse que a construção do primeiro protótipo está em andamento e que mais de 55% das peças necessárias foram fabricadas.

As asas e a fuselagem dianteira do primeiro protótipo estão quase prontas, com as atividades relacionadas à fabricação da fuselagem central já concluídas e a produção da fuselagem traseira começando em breve. A força aérea indiana pretende comprar 120 exemplares do LCA Mk2. A Índia tem como meta o final de 2025 ou o início de 2026 para o primeiro voo da nova aeronave de combate leve HAL Tejas Mk.2

“A exigência de seis esquadrões foi uma garantia inicial da força aérea, com a intenção de compartilhar suas necessidades com a indústria”, diz o ex-marechal-chefe do ar VR Chaudhari, que se aposentou da força aérea em 2024. “Não podemos prometer nada mais do que isso, até recebermos a aeronave e começarmos a explorá-la. Podemos aumentar os pedidos se atender às nossas expectativas”. 

A ADA construirá quatro protótipos entre 2025 e 2027. O LCA Mk.2 é um jato de 17.500 kg (38.500 lb) equipado com um único motor GE Aerospace F414 INS-6, capaz de produzir 22.000 lb (98 kN) de empuxo. O LCA Mk.2 contará com uma versão aprimorada do radar de matriz eletrônica ativa ‘Uttam’ nativo do desenvolvido do Tejas Mk.1A. A aeronave também contará com um display de grande área (WAD), controles de sidestick e um novo computador de controle de voo digital. O tipo também terá sensores de guerra eletrônica de origem doméstica e um sensor de busca e rastreamento infravermelho.

Em comparação com o Tejas Mk.1A, que pode transportar uma carga útil de 3.500 kg, o LCA Mk.2 terá uma capacidade de carga útil de 6.500 kg, com a capacidade de transportar armas pesadas de standoff. O Tejas Mk.2 também poderá transportar todas as armas ar-ar (Astra) e ar-solo (Rudram, BrahMos-NG) desenvolvidas internamente pela Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa da Índia (DRDO).

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login