

Voam mais dois F-35A belgas. Mais dois novos caças F-35A Lightning II da Força Aérea da Bélgica, ou Belgische Luchtmacht (BLu), foram vistos em voos de testes no último sábado (16/08), no Aeroporto de Fort Worth, no Texas. No local fica a principal linha de produção do caça de quinta geração da Lockheed Martin nos Estados Unidos.
O fotógrafo Eric Kilpatrick registrou os dois novos F-35A da BLu pousando em Fort worth, Texas. A aeronave matrícula FL009, curiosamente sem as marcações belgas, realizou seu voo inaugural em 14/08/2025. Já o caça FL011 voou pela primeira vez no dia em que foi registrado por Kilpatrick.

Essas duas aeronaves deverão ser as primeiras destinadas à compor a frota da 2ª Ala de Aviação da Força Aérea Belga, sediada na Base Aérea de Florennes. A previsão é que elas sejam entregues durante o segundo semestre deste ano.
Em 2018 o governo belga assinou um contrato de aproximadamente US$ 4,5 bilhões com a Lockheed Martin para a aquisição de 34 caças F-35A para a Belgische Luchtmacht. Em julho deste ano, mais 11 Lightning II foram encomendados pela Bélgica, totalizando um pedido de 45 novas aeronaves que irão substituir os seus envelhecidos F-16AM/BM Fighting Falcon.
Os oito primeiros F-35A belgas (FL001 à FL008) foram entregues ao 312º Esquadrão de Caça (312nd FS) da USAF da Base Aérea de Luke, no Arizona. Essas aeronaves servem para a formação e o treinamento dos pilotos que voarão os F-35A na BLu.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO