Voa o treinador primário turco TAI Hürkuş-II. No dia 30 d dezembro de 2024, o TAI Hürkuş-II, a nova versão do treinador avançado Hürkuş, a principal aeronave de treinamento da Turquia, fez seu voo inaugural.
O Hürkuş-II substituirá os atuais treinadores Hürkuş-B da Turkish Air Force (TuAF), com as primeiras 15 aeronaves previstas para serem entregues este ano e as 40 restantes até 2027. A nova versão do Hürkuş irá disputar o mercado competitivo dessa classe de treinadores dominada por aeronaves da suíça (PC-9), dos EUA (T-6A) e do Brasil (A-29B). O treinador foi desenvolvido pela Turkish Aerospace Industries (TAI) para a Força Aérea Turca (Turk Hava Kuvvetleri).
O vídeo mostrou o Hürkuş-II com motor turboélice em uma pintura amarela de primer de fábrica sendo preparado na pista, com um único piloto embarcando. O avião é mostrado voando com seu trem de pouso estendido durante todo o tempo, como de costume para o primeiro voo de qualquer aeronave nova, e um tubo pitot de teste na ponta da asa direita.
A TAI disse no X, compartilhando o vídeo do voo de teste, que o avião atingiu uma altitude de 6.500 pés e atingiu uma velocidade de 140 nós, com o voo durando 20 minutos. Espera-se que os primeiros 15 Hürkuş-IIs sejam entregues ao 122º Esquadrão de Treinamento Básico de Voo (122 Templo Filosu) na Base Aérea de Izmir/Çigli (LTBL) em 2025.
O Hürkuş-II tem uma estrutura composta que é mais leve que os atuais Hürkuş-A e Hürkuş-B. Ele é equipado com um motor turboélice PT6A-68T Pratt & Whitney Canada de 1.600 hp com capacidade de voo invertido de 30 segundos e possui assentos ejetáveis Martin-Baker Mk.T16N.
O vídeo foi gravado de uma aeronave de perseguição não identificada, também com um esquema de pintura semelhante, antes do Hürkuş-II pousar. O voo também segue as alegações em março do vice-gerente geral da TAI, Fahrettin Öztürk, que disse que:
“A produção continua rapidamente e o tempo em que o veremos nos céus da Turquia e do mundo está muito próximo”.
@CAS