O terceiro Cessna 408 SkyCourier de testes, chamado de P2, voou pela primeira vez no dia 28 de setembro de 2020, marcando um importante passo no programa de desenvolvimento do novo turboélice projetado pela Textron Aviation.
Segundo exemplar na versão passageiros produzido para testes, o primeiro voo do P2 foi conduzido pelos pilotos-de-testes da Cessna, Todd Dafton e Caleb Quick, e teve a duração de 90 minutos, a uma velocidade de 210 ktas e uma altitude de 15.000 pés.
O terceiro Skycourier se juntará aos dois primeiros protótipos, que já acumulam 150 horas de voos de testes. O primeiro protótipo, na versão passageiros, voou em maio deste ano e o segundo (P1), versão cargo, voou em agosto. O P2 será utilizado principalmente nos testes de aviônicos e fluidos inflamáveis, além de ser submetida a temperaturas extremas de frio e calor, na câmara climática da Base Aérea de Eglin.
“O programa Cessna SkyCourier continua progredindo e alcançando novos marcos, o que prova a excelência dos funcionários envolvidos neste projeto”, disse Chris Hearne, vice-presidente sênior de Engenharia e Programas. “O voo da nossa terceira aeronave de teste, nos permite continuar em ritimo acelerado ao longo deste ano, e em breve estaremos iniciando a linha de produção em Wichita, deixando o Cessna SkyCourier mais próximo da entrega para os nossos clientes.”
Projetada e produzida pela Textron Aviation Inc., o Cessna 408 SkyCourier será oferecido na versão para 19 passageiros, ou na versão cargueiro, com capacidade para 6.000 libras (2.700 kg) de carga útil. Será equipada com aviônicos Garmin G1000 NXi e oferece destaques como uma velocidade máxima de cruzeiro de até 200 kts, e um alcance máximo de 900 milhas náuticas. A aeronave conta com sistema de abastecimento por pressão em ponto único, o que reduz o tempo de solo durante escalas.
Projetado para alta utilização, o SkyCourier oferece a combinação de desempenho robusto e baixos custos operacionais, e se candidata também a se tornar uma aeronave militar de ligação e transporte.
@FFO