Em julho, a Dynetics Inc., uma subsidiária da Leidos, testou com sucesso o segundo X-61A Gremlins Aerial Vehicle (GAV), bem como seu sistema de recuperação no Dugway Proving Ground em Utah. O teste foi realizado para a DARPA – Defense Advanced Research Projects Agency, visou a verificação do desempenho do sistema e dos subsistemas, em preparação para um teste de recuperação aerotransportado no final deste ano. O objetivo geral do Programa Gremlins, administrado pelo Escritório de Tecnologia Tática da DARPA vinculada ao Pentágono, é demonstrar o lançamento aéreo e a recuperação de vários sistemas aéreos não tripulados reutilizáveis (UAS – Unmanned Aerial Systems) de baixo custo, uma nova fase que se desenha para o emprego de Drones, inclusive em missões de combate.
“Nosso segundo GAV, até o momento, teve um desempenho muito bom, aumentando nossa confiança no X-61A. E pela primeira vez, nos voamos em formação com o C-130 de recuperação, e por várias vezes usando o Sistema de Acoplamento Autônomo Gremlins (GADS). Vários testes de também foram conduzidos em cativeiro pela primeira vez, com o GAV sendo ativamente controlado e anexado ao dispositivo estabilizado de reboque e ancoragem. Isso demonstrou a capacidade do sistema de recuperação de acumular e armazenar o GAV com segurança, uma vez que foi acoplado. Os dados recolhidos nestes testes fornecerão as informações necessárias para efetuar a configuração final do GAV”, disse Tim Keeter, diretor de programa da equipe Dynetics Gremlins.
O segundo X-61A voou por um tempo total de voo de 2 horas e 12 minutos. Ele voou em formação com o C-130A da International Air Reponse matrícula N120TG a partir de 125 pés e a abaixo da posição do C-130. Ao final do teste, o GAV foi recuperado no solo por meio do sistema de pára-quedas.
O sistema de recuperação, incluindo a estrutura física, a estrutura de atracação, o “Bullet” rebocado e o controlador por atitude, funcionaram conforme planejado. Marvin Hill, engenheiro-chefe do sistema de recuperação Dynetics X-61A, declarou:
“Como esperávamos, enrolar o GAV enquanto estava atracado no Bullet e prendê-lo dentro do compartimento de carga do C-130A é uma atividade segura e benigna. É como pescar no céu, exceto que o peixe pesa 1.200 libras”.
A equipe Dynetics Gremlins consiste nas seguintes empresas: Kratos Unmanned Aerial Systems, Williams International, Applied Systems Engineering, Inc., Kutta Technologies, Inc., Moog Inc., Sierra Nevada Corporation, Systima Technologies, Inc. e Airborne Systems.
A equipe Dynetics foi uma das quatro empresas premiadas com um contrato de Fase 1 para o programa Gremlins em 2016. A Fase 2 foi concedida em março de 2017 a dois dos quatro executores iniciais, e a Fase 3 seguiu em abril de 2018, quando a Dynetics foi eleita a melhor executora. O voo inaugural do X-61A ocorreu em novembro de 2019, voando como previsto, sem anomalias no sistema operacional.
@CAS