Voa o segundo protótipo do caça sul-coreano KF-21 Boramae. O segundo protótipo do caça sul-coreano KF-21 Boramae, desenvolvido pela Korea Aerospace Industries (KAI), completou com sucesso seu primeiro voo de testes na última quinta-feira (10/11). A informação foi divulgada pela Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA).
De acordo com o comunicado, a aeronave #002 decolou às 09h49 (horário local) da Base Aérea de Sacheon, sede do 3º Esquadrão de Treinamento da Força Aérea da Coreia do Sul (RoKAF) e da KAI, para um voo local de 35 minuto onde alcançou uma velocidade média de 220 nós (407 km/h).
Conforme noticiamos, o primeiro protótipo do Boramae realizou seu voo inaugural em 19 de julho deste ano. A fabricante planeja produzir mais quatro protótipos, que realizarão voos de testes de dezembro deste ano até o primeiro semestre de 2023, informou o DAPA.
Iniciado em 2016, o programa KF-X, posteriormente renomeado KF-21 Boramae, recebeu cerca de US$ 8 bilhões para o desenvolvimento de um novo caça sul-coreano. O objetivo é substituir os antigos F-4D Phantom e F-5E/F Tiger II da RoKAF. Espera-se que cerca de 40 novos KF-21 estejam operando em 2028 e até 120 caças componham a frota até 2032.
Apesar de não ser um caça com capacidades furtivas (stealth), a KAI projeta que o “Boramae” será um vetor de combate de geração 4.5, que terá capacidades muito próximas aos de quinta geração como o F-35, e comparáveis às versões mais avançadas do F-16 Fighting Falcon de quarta geração.
O KAI KF-21 Boramae é um projeto desenvolvido com participação indonésia. O programa é administrado pelo governo sul-coreano, que detém 60% das ações do programa. A Indonésia assumiu uma participação de 20% no programa em 2010, com os 20% restantes detidos por parceiros privados, incluindo a fabricante Korea Aerospace Industries (KAI).
@FFO