Voa o segundo protótipo do anfíbio chinês AG600M “Kunlong” . O fabricante chinês Aviation Industry Corporation of China (AVIC), divulgou imagens do voo inaugural do segundo protótipo do seu novo avião-bombeiro anfíbio AG600M “Kunlong”, realizado no último dia 10 de setembro.
De acordo com o fabricante, a segunda aeronave, matrícula B-OHEH, decolou de uma pista do Aeroporto Zhuhai Jinwan (ZUH/ZGSD), província de Guangdong, para um voo de 22 minutos, onde vários sistemas foram testados com sucesso.
The second AG600M firefighting aircraft prototype completed its first flight test mission on Saturday in Zhuhai, China's Guangdong Province. #AG600 pic.twitter.com/toqYJQbKd1
— China Xinhua News (@XHNews) September 11, 2022
Recentemente noticiamos o primeiro teste de operação anfíbia do protótipo Número #1. Em 29 de agosto, o B-ODCC decolou e pousou nas águas do lago do reservatório de Zhanghe, situado ao lado do Aeroporto de Jingmen, província de Hubei. A AVIC planeja realizar uma série adicional de testes das capacidades de captação e descarga de água do seu novo avião-bombeiro.
Equipado com quatro motores turboélices Dongan WJ-6, o AG600M “Kunlong” tem peso máximo de decolagem (MTOW) de 60 toneladas (sete a mais que a versão original), e pode carregar até 12 toneladas de água ou líquido retardante. A nova versão “M” tem maior desempenho, capacidade de lançamento de água e alcance que o AG600 inicial.
Equipado com uma cabine pressurizada, sistema de controle de voo fly-by-wire, modernos aviônicos integrados, o AG600M será capaz de operar em condições climáticas e ambientais complexas. Em missões de resgate de vítimas, o “Kunlong” pode transportar 50 pessoas.
Desenvolvido para operações civis de apoio à emergências humanitárias e desastres naturais, especialistas chamam a atenção para as características e capacidade anfíbia do AG600M, o qual não se descarta uma futura versão para uso militar.
As crescentes operações militares em regiões distantes no Oceano Pacífico e Mar da China, as Forças Armadas do Exército Chinês poderiam usar o AG600M em operações de busca e resgate em combate (C-SAR), transporte de tropas e suprimentos em bases distantes.
Seja como for, a China avança para a fase final de testes do AG600M bombeiro deverá estar em operação em 2023, entretanto uma eventual versão militar do “Kunlong”, o fabricante não comenta sobre o assunto.
@FFO