Voa o segundo protótipo do anfíbio chinês AG600M “Kunlong” . O fabricante chinês Aviation Industry Corporation of China (AVIC), divulgou imagens do voo inaugural do segundo protótipo do seu novo avião-bombeiro anfíbio AG600M “Kunlong”, realizado no último dia 10 de setembro.
De acordo com o fabricante, a segunda aeronave, matrícula B-OHEH, decolou de uma pista do Aeroporto Zhuhai Jinwan (ZUH/ZGSD), província de Guangdong, para um voo de 22 minutos, onde vários sistemas foram testados com sucesso.
Recentemente noticiamos o primeiro teste de operação anfíbia do protótipo Número #1. Em 29 de agosto, o B-ODCC decolou e pousou nas águas do lago do reservatório de Zhanghe, situado ao lado do Aeroporto de Jingmen, província de Hubei. A AVIC planeja realizar uma série adicional de testes das capacidades de captação e descarga de água do seu novo avião-bombeiro.
Equipado com quatro motores turboélices Dongan WJ-6, o AG600M “Kunlong” tem peso máximo de decolagem (MTOW) de 60 toneladas (sete a mais que a versão original), e pode carregar até 12 toneladas de água ou líquido retardante. A nova versão “M” tem maior desempenho, capacidade de lançamento de água e alcance que o AG600 inicial.
Equipado com uma cabine pressurizada, sistema de controle de voo fly-by-wire, modernos aviônicos integrados, o AG600M será capaz de operar em condições climáticas e ambientais complexas. Em missões de resgate de vítimas, o “Kunlong” pode transportar 50 pessoas.
Desenvolvido para operações civis de apoio à emergências humanitárias e desastres naturais, especialistas chamam a atenção para as características e capacidade anfíbia do AG600M, o qual não se descarta uma futura versão para uso militar.
As crescentes operações militares em regiões distantes no Oceano Pacífico e Mar da China, as Forças Armadas do Exército Chinês poderiam usar o AG600M em operações de busca e resgate em combate (C-SAR), transporte de tropas e suprimentos em bases distantes.
Seja como for, a China avança para a fase final de testes do AG600M bombeiro deverá estar em operação em 2023, entretanto uma eventual versão militar do “Kunlong”, o fabricante não comenta sobre o assunto.
@FFO