Voa o RAPCON-X da Sierra Nevada Corporation. A Sierra Nevada Corporation (SNC) anunciou recentemente o primeiro voo do RAPCON-X (Rapid Configurable to any mission X), sua nova plataforma de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR). Baseada no jato executivo Bombardier Global 6500 altamente modificado, o RAPCON-X foi selecionado pelo Exército dos EUA para o projeto ATHENA (Army´s Theater Level High Altitude Expeditionary Next Airborne ISR).
O RAPCON-X foi projetado usando engenharia baseada em modelos (MBSE), reduzindo significativamente o tempo necessário para integração de novos sistemas e capacidades. A aeronave apresenta um interior de missão funcional que pode ser facilmente reconfigurado para requisitos de missão específicos sem grandes custos. A família de sistemas da SNC capacita a integração do RAPCON-X em outros modelos de aeronaves, incluindo o Bombardier Challenger 650 e o King Air 350ER.
O contrato prevê o fornecimento de duas aeronaves ATHENA-S, que terão um sistema modular com arquitetura aberta, o que permitirá rápida configuração com diferentes sensores de acordo com as necessidades de missão. Em sua configuração básica, o RAPCON-X pode coletar e processar inteligência de sinais, reconhecimento eletro-óptico e assinaturas de alvos móveis no solo, além de incluir o software SNC TRAX que o conecta com todas as plataformas habilitadas para rede no campo de batalha.
Em 2022, a SNC em Hagerstown, Maryland, recebeu os dois Bombardier Global 6500 na configuração básica de fábrica. Essas aeronaves tem autonomia de cerca de 14 horas e alcance de aproximadamente 6.000 milhas náuticas, voando em altitude média de 45.000 pés. Quando finalizadas, as plataformas RAPCON-X estarão configuradas com estações de trabalho, áreas de descanso da tripulação, banheiros e cozinha permitindo missões de longa duração.
Este primeiro voo foi realizado antes que se iniciem os testes do projeto ATHENA, conforme o contrato que prevê que a SNC forneça serviços ISR, incluindo as aeronaves, pilotos, tripulantes de operações, manutenção e suporte logístico. A plataforma SNC RAPCON-X integra sistemas de líderes globais da indústria como a A&D Bombardier, ThinKom Solutions, Inc. e a Leonardo USA.
Fonte: SNC
@FFO
A Sierra Nevada Corporation (SNC) recebeu um contrato de US$ 554 milhões para fornecer dois vetores de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento Aéreo (A-ISR) desenvolvido sob as plataformas de jatos executivos Bombardier Global 6500. O contrato atende o projeto ATHENA-S (Army’s Theater Level High-Altitude Expeditionary Next Aerial–Signals Intelligence) do Exército Americano…
Em "Notícias"
A empresa americana Sierra Nevada Corporation (SNC) foi contratada pelo Exército dos Estados Unidos (US Army) para converter um jato executivo Bombardier Global 6500 em uma plataforma HADES (High Accuracy Detection and Exploitation System). O anúncio foi divulgado ontem (22/08), sendo que a SNC venceu a concorrência disputada com o…
Em "Notícias"
A Bombardier Defense entregou para o Exército dos Estados Unidos o primeiro jato Global 6500 que será convertido na futura plataforma de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) sob o programa HADES (High Accuracy Detection and Exploitation System). Uma cerimônia foi realizada em 27 de novembro, nas instalações da empresa em…
Em "Notícias"