Voa o primeiro L-39NG de série. A fabricante de aeronaves tcheca Aero Vodochody realizou o primeiro voo de uma aeronave L-39NG produzida em série em 21 de abril de 2023 em Odolena Voda, na República Tcheca, marcando o início da produção deste treinador, que te hoje 34 unidades encomendadas.
O voo atendeu às expectativas, onde os pilotos testaram diversas funções básicas da aeronave de treinamento em voo que durou aproximadamente 40 minutos. Os pilotos verificaram as funções do motor, sistemas da aeronave e aviônicos, bem como o manuseio e o comportamento da mesma em todas as fases do voo, desde a decolagem, passando pelas acrobacias até o pouso. O teste foi realizado com um teto de 8.500 metros (FL280) e velocidades máximo de Mach 0,8 ou 900 km/h.
O primeiro treinador L-39NG de produção tem a matrícula 0517 e o s/n 16-7005. Deve ser destinado a um cliente do sudeste da Ásia, o Vietnã. A Hungria e a República Tcheca são os outros clientes que encomendaram a aeronave. A empresa planeja aumentar sua produção de L-39NG para 24 unidades por ano, tendo hoje 34 encomendas firmes.
Outros países que compraram o jato de treinamento L-39 no passado incluem Gana e Bulgária, que assinaram contratos com a Aero Vodochody para a modernização das versões anteriores para a vernão NG (Next Generation)
Outras empresas tchecas também estão envolvidas na produção do L-39NG, com mais de 60% dos fornecedores da Aero Vodochody sendo empresas nacionais. “O voo da primeira aeronave de produção confirmou a prontidão do L-39NG para entrega em série aos nossos clientes”, disse Viktor Sotona, presidente e CEO da Aero Vodochody. “A aeronave é líder mundial em sua classe. Em termos de design, características de voo, segurança, aviônicos e equipamentos modernos, é uma excelente plataforma para treinamento de pilotos de caça de quarta e quinta geração.”
O L-39NG é uma versão moderna do L-39 Albatros, uma aeronave de treinamento a jato usado por muitas forças aéreas em todo o mundo. Novos aviônicos, um novo motor e modificações estruturais deram uma nova vida a treinador em tandem biplace.
@CAS