Voa o primeiro GA-ASI MQ-9A Reaper (M2DO). A General Atomics Aeronautical Systems (GA-ASI) concluiu o voo inaugural da variante pronta para operações multidomínio designada MQ-9A Reaper (M2DO), um Unmanned Aircraft System (UAS) que está sendo desenvolvida para a USAF e para o United States Marine Corps (USMC).
No dia 10 de novembro passado, a GA-ASI realizou em San Diego — CA, o primeiro voo do MQ-9A Reaper Bloco 5, atualizada, também conhecida como “-25”, que inclui recursos importantes que permitirão a futura integração e campo de Sistemas de Missão Aberta (OMS — Open Mission Systems). A aeronave remotamente pilotada também possui novos sensores que expandirão ainda mais as capacidades de reconhecimento estratégico do MQ-9A.
Os recursos do novo “-25” incluem melhor distribuição e redundância de energia, melhorias no sistema de GPS, radar-altímetro, controle de direção da roda do nariz (bequilha) e melhorias no sistema de sensor de ângulo de ataque (AoA).
A USAF e USMC receberão essas aeronaves MQ-9A Block 5 “-25” aprimoradas prontas para M2DO (Multidomain Operations). No entanto, o número total de aeronaves MQ-9A que receberão essas melhorias, ainda não foi divulgado. “Estamos entusiasmados em posicionar o empreendimento MQ-9A para novas missões por meio desses recursos. O financiamento futuro poderia potencialmente expandir esses recursos para toda a frota MQ-9A” — Claudia Mowery, vice-presidente de programas da USAF da GA-ASI.
Fonte: GA-ASI
@CAS