Voa o primeiro F-16 Block 70 “Viper” da Bulgária. O primeiro F-16 Block 70 da Força Aérea Búlgara (BVVS) realizou em 22 de outubro o seu voo inaugural a partir das instalações da fábrica da Lockheed Martin, em Greenville, na Carolina do Sul (EUA). A Bulgária encomendou 16 caças F-16C/D Block 70 “Viper” para modernizar a frota da BVVS.
Comandado pelo piloto de testes da fábrica, Charles “Seeker” Hoag, o caça passou com sucesso pelo voo inaugural, que também serviu para testar alguns sistemas primários e capacidades operacionais iniciais. Com este voo começa uma campanha de testes que o caça será submetido antes até a entrega oficial, prevista para 2025.
Em abril de 2020, a Lockheed Martin e a Bulgária assinaram um contrato de US$ 1,25 bilhão envolvendo o primeiro lote de seis F-16C (monoposto) e dois F-16D (biposto) para a BVVS. Em setembro de 2022, foi assinado o segundo lote composto por oito jatos adicionais, no valor total de US$ 1,3 bilhão.
Os modernos F-16 Block 70 irão substituir a atual e envelhecida frota de jatos soviéticos MiG-29A/UB e Sukhoi Su-25 da BVVS, aprimorando sua capacidade de defesa aérea e fortalecendo a interoperabilidade com os aliados da OTAN.
A versão mais atualizada do Fighting Falcon, conhecida como Viper, está equipado com o motor General Electric F100-GE-129D, radar de varredura eletrônica AN/APG-83, novo computador de missão Raytheon, datalink 16, modernos displays, sistema de guerra eletrônica aprimorado, entre outros aprimoramentos. A Bulgária será o segundo operador do Block 70, ao lado da Eslováquia.
@FFO